Suporte básico de vida na escola: O relato da evidência

Autores

  • Maria Boné Agrupamento de Escolas de Monforte, Portugal. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. http://orcid.org/0000-0002-4549-5313
  • Maria João Loureiro Departamento de Educação e Psicologia e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. http://orcid.org/0000-0002-5041-8689
  • Jorge Bonito Escola de Ciências Sociais e Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. http://orcid.org/0000-0002-5600-0363

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8959

Palavras-chave:

suporte básico de vida, escola, alunos, espetador, competências

Resumo

Em alguns países, a educação de crianças em suporte básico de vida (SBV) é obrigatória, enquanto em muitos outros existem apenas iniciativas locais e regionais. O objetivo deste trabalho é conhecer as competências reveladas por alunos sujeitos à aprendizagem de SBV, em países europeus, com base na revisão da literatura disponível. Foram analisados 29 artigos. Pode concluir-se que: a) as crianças apresentam-se recetivas e entusiasmadas, tornando a aprendizagem eficaz, com benefícios sociais, podendo ser multiplicadoras do ensino; b) os professores treinados podem ensinar tão eficazmente quanto os profissionais de saúde; c) a idade ideal para o início do ensino de compressões torácicas é cerca dos 12 anos; d) a proporção de espetadores treinados aumentará com a educação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Boné, Agrupamento de Escolas de Monforte, Portugal. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.

Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas de Monforte. Área: educação especial. Doutoranda do programa doutoral em educação da Universidade de Aveiro.

Maria João Loureiro, Departamento de Educação e Psicologia e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.

Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Área: avaliação educacional. Docente e orientadora de alunos do programa doutoral em educação da Universidade de Aveiro.

Jorge Bonito, Escola de Ciências Sociais e Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.

Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora. Docente do doutoramento em ciências da educação da Universidade de Évora. Orientador de alunos do doutoramento em educação da Universidade de Évora e do programa doutoral em educação da Universidade de Aveiro.

Referências

Aaberg, A., Larsen, C., Rasmussen, B., Hansen, C., & Larsen, J. (2014). Basic life support knowledge, self-reported skills and fears in Danish high school students and effect of a single 45-min training session run by junior doctors; a prospective cohort study. Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, 22(24), 1-6. Recuperado de https://sjtrem.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/1757-7241-22-24.

Bohn, A., Van Aken, H., Möllhoff, T., Wienzek, H., Kimmeyer, P., Wilde, E., … Weber, T. (2012). Teaching resuscitation in schools: annual tuition by trained teachers is effective starting at age 10. A four-year prospective cohort study. Resuscitation 83, 619-625. Recuperado de https://www.einlebenretten.de/docman/fachpublikationen/25-teaching-resuscitation-in-schools-annual-tuition-by-trained-teachers-is-effective-starting-at-age-10-a-fouryear-prospective-cohort-study/file.html.

Bollig, G., Wahl, H., & Svendsen, M. (2009). Primary school children are able to perform basic life-saving first aid measures. Resuscitation, 80(6), 689-692. Recuperado de https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(09)00133-6/fulltext.

Bollig, G., Myklebust, A. G., & Østringen, K. (2011). Effects of first aid training in the kindergarten-a pilot study. Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, 19(13), 2-7. Recuperado de https://sjtrem.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/1757-7241-19-13.

Bonito, J. (1999). Urgente: socorristas precisam-se. Objectivo: salvar pessoas que estão ao nosso lado. Local: aqui mesmo. In J. Precioso et al. (Orgs.), Educação para a saúde (pp. 325-349). Braga, Portugal: Departamento de Metodologias da Educação da Universidade do Minho. Recuperado de http://hdl.handle.net/10174/4867.

Bonito, J., Morgado, M., Silva, M., Figueira, D., Serrano, M., Mesquita, J., & Rebelo, H. (2014). Metas curriculares. Ensino básico. Ciências naturais. 9º ano. Direção-Geral da Educação, Portugal. Recuperado de https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/metas_curriculares_ciencias_naturais_9_ano_0.pdf

Böttiger B., & Van Aken, H. (2015). Kids save lives - Training school children in cardiopulmonary resuscitation worldwide is now endorsed by the World Health Organization (WHO). Resuscitation 94, A5-A7. Recuperado de https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(15)00315-9/fulltext.

Böttiger, B., Semeraro, F., Altemeyer, K-W., Breckwoldt, J., Kreimeier, U., Rücker, G., … Wingen, S. (2017). Kids save lives. School children education in resuscitation for Europe and the world. European Journal of Anaesthesiology, 34, 792-796. Recuperado de http://www.rcppediatrica.org/wp-content/uploads/2017/11/KIDS-SAVE-LIVES-B%C3%B6ttiger-et-al.-EJA-2017.pdf.

British Heart Foundation (2018). Glasgow pledges to train all secondary pupils in life saving CPR. Recuperado de https://www.bhf.org.uk/what-we-do/news-from-the-bhf/news-archive/2018/june/glasgow-pledges-to-train-all-secondary-pupils-in-life-saving-cpr.

Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford, England: Oxford University Press.

Connolly, M., Toner, P., Connoly, D., & McCluskey D. R. (2007). The 'ABC for life' programme - teaching basic life support in schools. Resuscitation, 72(2), 270-9. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17134814.

Conroy, R. M., Pyörälä, K., Fitzgerald, A. P., Sans, S., Menotti, A., De Backer, G., … Wilhelmsen, L. (2003). Estimation of ten-year risk of fatal cardiovascular disease in Europe: The SCORE project. European Heart Journal, 24(11), 987–1003. Recuperado de https://academic.oup.com/eurheartj/article/24/11/987/427645.

Cuijpers, P., Bookelman, G., Kicken, W., De Vries, W., & Gorgels, A. (2016). Medical students and physical education students as CPR instructors: an appropriate solution to the CPR - instructor shortage in secondary schools? Netherlands Heart Journal, 24(7-8), 456-461. Recuperado de https://rd.springer.com/article/10.1007%2Fs12471-016-0838-2.

De Buck, E., Van Remoortel, H., Dieltjensa, T., Verstraeten, H., Matthieu, C., Moens, O., & Vandekerckhove, P. (2015). Evidence-based educational pathway for the integration of first aid training in school curricula. Resuscitation, 94, 8-22. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300957215002531#!.

DGE – Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 9º ano. 3º ciclo do Ensino básico. Ciências naturais. Direção-Geral da Educação, Portugal. Recuperado de https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.

ERC - European Resuscitation Council (2018). Bringing resuscitation to the world. Recuperado de https://www.erc.edu/.

Finke, S. R., Schroeder, D. C., Ecker, H., Wingen, S., Hinkelbein, J., Wetsch, W. A., … Böttiger, B.W. (2018). Gender aspects in cardiopulmonary resuscitation by schoolchildren: A systematic review. Resuscitation, 125, 70-78. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29408490.

Fonseca, F., Valle, J., Canales, N., Andrade, M., Siggers, A., & Lopera, E. (2016). Basic life support knowledge of secondary school students in cardiopulmonary resuscitation training using a song. International Journal of Medical Education, 7, 237-241. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27442599.

Gala, C. (2014). Competência dos alunos em SBV: Estudo comparativo entre o 9º ano e o 12.º ano de escolaridade (Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Viseu). Recuperado de http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2550.

Geri, G., Fahrenbruch, C., Meischke, H., Weaver, M., White, L., Rea, T., & Weaver, M. (2017). Effects of bystander CPR following out-of-hospital cardiac arrest on hospital costs and long-term survival. Resuscitation, 115, 129-134. Recuperado de https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(17)30169-7/fulltext.

Global Resuscitation Alliance (2013). 10 Steps for improving survival from sudden cardiac arrest. Recuperado de http://www.globalresuscitationalliance.org/downloads/ebook/TenStepsforImprovingSurvivalFromSuddenCardiacArrest-RA-eBook-PDFFinal-v1_2.pdf.

Hansen, C., Rosenkranz, S., Folke, F., Zinckernagel, L., Tjørnhøj?Thomsen, T., Scient, M. … Rod, M. (2017a). Lay bystanders' perspectives on what facilitates cardiopulmonary resuscitation and use of automated external defibrillators in real cardiac arrests. Journal of the American Heart Association 6(3), e004572. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5524003/.

Hansen, C., Zinckernagel, L., Kjær Ersbøll, A., Tjørnhøj-Thomsen, A., Wissenberg, M., Lippert, F., … Folke, F. (2017b). Cardiopulmonary resuscitation training in schools following eight years of mandating legislation in Denmark: a nationwide survey. Journal of the American Heart Association, 6(3), e004128. Recuperado de http://jaha.ahajournals.org/content/6/3/e004128.full.

Hill, K., Mohan, C., Stevenson, M., & McCluskey, D. (2009). Objective assessment of cardiopulmonary resuscitation skills of 10-11-year-old schoolchildren using two different external chest compression to ventilation ratios. Resuscitation, 80(1), 96-9. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18952356.

Isbye, D. L., Rasmussen, L. S., Ringsted, C., & Lippert, F. K. (2007). Disseminating cardiopulmonary resuscitation training by distributing 35,000 personal manikins among schoolchildren. Circulation, 116(12), 1380-1385. Recuperado de http://circ.ahajournals.org/content/116/12/1380.

Iserbyt, P., & Byra, M. (2013). The design of instructional tools affects secondary school students’ learning of Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) in reciprocal peer learning: A randomized controlled trial. Resuscitation, 84(11), 1591-1595. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300957213003468.

Iserbyt, P., Charlierb, N., & Mols, M. (2014). Learning basic life support (BLS) with tablet PCs in reciprocal learning at school: Are videos superior to pictures? A randomized controlled trial. Resuscitation, 85(6), 809-813. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300957214000501#!.

Jones, I., Whitfield, R., Colquhoun, M., Chamberlain, D., Vetter, N., & Newcombe, R. (2007). At what age can schoolchildren provide effective chest compressions? An observational study from the heartstart UK schools training programme. BMJ, 334, 1201. Recuperado de https://www.bmj.com/content/334/7605/1201.

Kanstad, S., Nilsen, K., & Fredriksen, K. (2011). CPR knowledge and attitude to performing bystander CPR among secondary school students in Norway. Resuscitation, 82(8), 1053-1059. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21531067.

Kragholm, K., Wissenberg, M., Mortensen, R. N., Hansen, S. M., Malta Hansen, C., Thorsteinsson, K., … Rasmussen, B. (2017). Bystander efforts and 1-year outcomes in out-of-hospital cardiac arrest. New England Journal of Medicine, 376, 1737-1747. Recuperado de https://forskning.ku.dk/find-en-forsker/?pure=en%2Fpublications%2Fbystander-efforts-and-1year-outcomes-in-outofhospital-cardiac-arrest(3d9a0952-29da-41b7-873f-ead543a3c254).html.

Long, A. F., Godfrey, M., Randall, T., Brettle, A., & Grant, M. J. (2002). HCPRDU evaluation tool for quantitative studies. University of Leeds, UK: Nuffield Institute for Health. Recuperado de https://usir.salford.ac.uk/12969/1/Evaluation_Tool_for_Quantitative_Research_Studies.pdf.

Lorem, T., Palm, A., & Wikbc, L. (2008). Impact of a self-instruction CPR kit on 7th graders’ and adults’ skills and CPR performance. Ressuscitation, 79, 103-108. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300957208005078#!.

Lukas, R., Van Aken, H., Mölhoff, T., Weberc, T., Rammer, M., Wildd, E., & Bohn, A. (2016). Kids save lives: a six-year longitudinal study of schoolchildren learning cardiopulmonary resuscitation: Who should do the teaching and will the effects last? Resuscitation, 101, 35-40. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300957216000666#!.

Malta Hansen, C., Zinckernagel, L., Ersbøll, A. K., Tjørnhøj-Thomsen, T., Wissenberg, M., Lippert, F. K., … Folke F. (2017). Training in schools following 8 years of mandating legislation in Denmark: A nationwide survey. Journal of the American Heart Association, 6(3), e004128. Recuperado de https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/JAHA.116.004128.

Meissner, T. M., Kloppe, C., Hanefeld, C. (2012). Basic life support skills of pre-primary and post-cardiopulmonary resuscitation students: a longitudinal investigation. Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, 20(31), 20-31 Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22502917.

Miró, Ò., Díaz, N., Escalada, X., Pérez, F. J., & Sánchez, M. (2012). Revisión de las iniciativas llevadas a cabo en España para implementar la enseñanza de la reanimación cardiopulmonar básica en las escuelas. Anales del Sistema Sanitario de Navarra, 35(3), 477-486. Recuperado de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272012000300014.

Mpotos, N., & Iserbyt, P. (2017). Children saving lives: Training towards CPR excellence levels in chest compression based on age and physical characteristics. Resuscitation, 121, 135-140. Recuperado de https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(17)30678-0/fulltext.

Peberdy, M. A., Callaway, C. W., Neumar, R. W., Geocadin, R. G., Zimmerman, J. L., Donnino, M., … Kronick, S. L. (2010). “Part 9: Post-cardiac arrest care 2010 American heart association guidelines for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Circulation, 122(18, suppl 3), S768-S786. Recuperado de http://circ.ahajournals.org/content/122/18_suppl_3/S768.

Perkins, G., Olasveengen, T., Maconochie, I., Soar, J., Wyllie, J., Greif, R., … Nolan, J. (2018). European resuscitation council guidelines for resuscitation: 2017 update. Resuscitation, 123, 43-50. Recuperado de https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(17)30776-1/fulltext.

Petri?, J., Mali?ki, M., Markovi?, D., & Meštrovi?, J. (2013). Students’ and parents’ attitudes toward basic life support training in primary schools. Croatian Medical Journal, 4, 376-380. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3760662/.

Riddersholm, S., Kragholm, K., Mortensen, R. N., Pape, M., Hansen, C. M., Lippert, F. K., … Rasmussen, B. (2017). Association of bystander interventions and hospital length of stay and admission to intensive care unit in out-of-hospital cardiac arrest survivors. Resuscitation, 119, 99-106. Recuperado de https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(17)30295-2/pdf.

Salciccioli, J. D., Marshall, D. C., Sykes, M., Wood, A. D., Joppa, S.A., Sinha M., Lim P. B. (2018). Basic life support education in secondary schools: a cross-sectional survey in London, UK. BMJ Open, 7(1), e011436. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28062467.

Sasson, C., Rogers, M. A., Dahl, J., & Kellermann, A. L. (2010). Predictors of survival from out-of-hospital cardiac arrest: a systematic review and meta-analysis. Circ Cardiovasc Qual Outcomes, 3, 63-81. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20123673.

Schroeder, D., Ecker, H., Wingen, S., Semeraro, F., & Böttiger, B. W. (2017). "Kids Save Lives"- resuscitation training for schoolchildren: Systematic review. Anestesista, 68(8), 589-597. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28497243.

Semeraro, F., Frisoli, A., Loconsole, C., Mastronicola, N., Stroppa, F. Ristagno, G., … Cerchiari, E. (2017). Kids (learn how to) save lives in the school with the serious game Relive. Resuscitation, 116, 27-32. Recuperado de https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(17)30200-9/fulltext.

Semeraro, F., Wingen, S., Schroeder, D. C., Ecker, H., Scapigliati, A., Ristagno, G., & Böttiger, B. W. (2016). Kids save lives implementation in Europe: A survey through the ERC Research NET. Resuscitation, 107, e7-e9. Recuperado de https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(16)30430-0/fulltext.

SNS – Serviço Nacional de Saúde (2017). Suporte Básico de Vida. Recuperado de http://www.inem.pt/2017/05/29/suporte-basico-de-vida/.

Tanaka, H., Ong, M. E., Siddiqui, F. J., Ma, M. H., Kaneko, H., Lee, K. W., … Shin, S. D. (2018). Modifiable factors associated with survival after out-of-hospital cardiac arrest in the pan-asian resuscitation outcomes study. Annals of Emergency Medicine, 71(5) 608-617.e15. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28985969.

Tavares, A., Pedro, N., & Urbano, J. (2016). Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública? Qual a idade certa para iniciar? Revista Portuguesa de Saúde Pública, 34(1), 101-104. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0870902515000450.

Thovar, J., Castañeda, J., & Benazco, J. (2015). Efectividad de una intervención educativa en el conocimiento de la población escolar sobre reanimación cardiopulmonar básica. Metas de Enfermería, 18(8), 63-69. Recuperado de https://eds.b.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=5&sid=968fa76c-2355-4b97-ae5b-bbf9d8301c9f%40sessionmgr104.

Toner, P., Connolly M., Laverty, L., & McGrath, P. (2007). Teaching basic life support to schoolchildren using medical students and teachers in a 'peer-training' model-results of the 'ABC for life' programme. Resuscitation, 75(1), 169-75. Recuperado de https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(07)00431-5/fulltext.

Waalewijn, R. A., Nijpels, M. A., Tijssen, J. G., & Koster, R. W. (2002). Prevention of deterioration of ventricular fibrillation by basic life support during out-of-hospital cardiac arrest. Resuscitation, 54(1), 31-36. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12104106.

Writing Committee Members (2006). ACC/AHA/ESC 2006 Guidelines for management of patients with ventricular arrhythmias and the prevention of sudden cardiac death – Executive summary. European Heart Journal, 27, 2099-2140. Recuperado de https://www.escardio.org/static_file/Escardio/Guidelines/publications/VASCDguidelines-VASCD-ES.pdf.

Downloads

Publicado

16/12/2020

Como Citar

Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Suporte básico de vida na escola: O relato da evidência. HOLOS, 6, 1–21. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8959

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)