HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CULTURA ESCOLAR: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1974-2002)
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2023.11252Palavras-chave:
História da Educação, História das Instituições Escolares, Cultura Escolar, Ensino Técnico Profissionalizante de 2º Grau.Resumo
A pesquisa apresentada constitui um recorte da tese de doutoramento que vem sendo desenvolvida desde 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) na Linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. O objetivo desse trabalho é tecer reflexões sobre as categorias epistemológicas “História das Instituições Escolares” e “Cultura Escolar” assentadas na base bibliográfica dos estudos da Nova História Cultural, tecidas por Justino Magalhães (2004, 2001, 1998, 1996), Dominique Julia (2001), Viñao Frago (2006,1995) e Michel de Certeau (1995). Metodologicamente realizou-se pesquisa bibliográfica, com o propósito de compreender as categorias citadas. Também efetivou-se Análise Temática com as etapas de distinção das ideias centrais das secundárias; realização de problematizações e proposições, conforme orienta Severino (2007). A investigação traz a reflexão de que as categorias “História das Instituições Escolares” e “Cultura Escolar” são essenciais na análise histórica das mudanças e permanências ocorridas nas práticas pedagógicas estabelecidas no cotidiano de uma determinada instituição de ensino, em especial a Escola Estadual Professor Anísio Teixeira em Natal/RN, responsável por formar alunos trabalhadores nos cursos técnico profissionalizante de 2º grau, com habilitação em Administração e Contabilidade no recorte temporal (1974-2002) referendada nos estudos de Costa (2017).
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