CLIMATIZADOR MÓVEL PARA MELHORIA OPERACIONAL DA TEMPERATURA EM MINA SUBTERRÂNEA

Autores

Palavras-chave:

Ventilação de mina

Resumo

Um dos principais parâmetros para a continuidade operacional em uma mina subterrânea, é o fator temperatura nas frentes de serviços.  As atuais normas regulamentadoras para ambiente subterrâneo, expressam o limite aceitável para cada atividade laboral a ser considerada. Se o ambiente subterrâneo for inadequado poderá ocasionar efeitos fisiológicos como perda de interesse nas atividades, frequentes desmaios, desejo de concluir a atividade rapidamente, redução do grau de concentração. Por vezes altas temperaturas, podem inviabilizar atividades de sondagem, frentes de lavra e apoio. Os testes com uso do climatizador móvel, serviram para se buscar alternativa, da melhoria da sensação e conforto térmico em operação de mineração subterrânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Carvalho Santos Brasil, UFMG

Mestre em Engenharia de Minas pela UFMG; Graduado em Engenharia de Minas pela UFBA; MBA em Gerenciamento de projetos pela FGV; Pós graduação em Engenharia de Produção pela PUC-MINAS; Pós graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista em Engenharia Geotécnica pela UNIP. Experiência em atividades de mineração a céu aberto e subterrânea, destacando-se para operação de mina, geotecnia, ventilação de mina e otimização de processos.

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-9411-8859


Referências

Costa, V. L. Análise via simulação da influência da temperatura na produtividade e nos custos de ventilação em mina subterrânea. Dissertação De Mestrado, Programa de Pós-Graduação Em Engenharia Mineral- Universidade Federal de Ouro Preto, 2019.

Gancev, B. F. Avaliação de condições de qualidade do ar em mina subterrânea. Monografia- -Escola Politécnica-Universidade De São Paulo, 2006.

Hartman, H.L. Mine ventilation and air conditioning. Wiley Interscience, v.2, p.3-67, 1982.

Ministério do Trabalho e Emprego. (1999). NR15- Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração. Ministério do Trabalho e Emprego. Acesso disponível< https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-15-anexo-12.pdf>. Data de acesso: 11/10/2020.

Ministério do Trabalho e Emprego. (1978). NR15- Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração. Ministério do Trabalho e Emprego. Acesso disponível <http://www.mte.gov.br/temas/segsau/legislacao/normas/conteudo/nr22>. Data de acesso: 11/10/2020.

Ministério do Trabalho e Emprego. (1978). NR17- Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração. Ministério do Trabalho e Emprego. Acesso disponível < https://sit.trabalho.gov.br/portal/index.php/ctpp-nrs/nr-17?view=default>. Data de acesso: 14/11/2020.

Pinto, P. C. Construção de modelos computacionais de redes de fluxo para circuitos de ventilação de minas em subsolo. Dissertação de Mestrado- Programa de Pós-Graduação Em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais- Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, 2004

Torres, V.F.N. Engenharia ambiental subterrânea e aplicações. Rio de Janeiro: CETEM/CYTED, v.1, p.45-97p, 2005.

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Brasil, A. C. S. (2022). CLIMATIZADOR MÓVEL PARA MELHORIA OPERACIONAL DA TEMPERATURA EM MINA SUBTERRÂNEA. HOLOS, 7. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12494

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.