CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6052

Resumo

A formação docente na educação básica e profissional encontra-se em constante debate, nos últimos anos. As atuais políticas para formação docente evidenciam a necessidade de se refletir sobre a práxis dos futuros docentes e também daqueles que atuam em sala de aula. Sendo assim, objetivando contribuir para o enriquecimento das pesquisas acerca da formação docente para a educação profissional, este estudo é um recorte desta pesquisa e visa investigar quais são as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente dos alunos bolsistas do Curso de Formação Pedagógica para docentes da educação básica e profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão a partir da análise dos subprojetos desenvolvidos no curso. A partir da análise dos projetos foi possível verificar uma articulação entre as formações dos bolsistas com as atividades realizadas, contudo cabe salientar que a análise é feita a partir dos documentos o que tenciona verificar se estas atividades propostas se efetivaram no desenvolvimento dos subprojetos. 

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Publicado

26/08/2018

Como Citar

CASTAMAN, Ana Sara; NOGUEIRA, Camila Gomes. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e6052, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.6052. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6052. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS