HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.8464Palavras-chave:
Experiências formadoras, Narrativas (Auto)biográficas, Programa Brasil AlfabetizadoResumo
Este artigo origina-se de um trabalho de mestrado com enfoque nas narrativas de experiências formadoras na voz de um poeta popular do Programa Brasil Alfabetizado – Baraúna/RN, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem como objetivo compreender como os saberes alicerçados nas experiências do cotidiano do referido poeta contribuíram para o seu constituir-se alfabetizador e formador de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado. As inspirações teóricas de embasamento foram os estudos de Freire (1980, 1981, 1987, 1996 e 2007), Josso (2010), Halbwachs (2006), Martins (2000), Brandão (1981) e Tardif (2010). Como resultados o estudo aponta algumas percepções. A primeira delas diz respeito aos fecundos processos formativos do seu narrador personagem, tecidos nos fios da memória que enredam a sua trajetória de vida. Destacam-se os saberes construídos com o pai, as lutas sindicais, a experiência de tornar-se poeta e a docência no PBA, que resultaram em transformações existenciais e cognitivas. As experiências narradas revelam também o seu empoderamento a partir do seu aprender, nas relações estabelecidas na labuta do cotidiano. Conhecimentos que o impulsionaram ao espaço da sala de aula como alfabetizador e formador de professores do PBA. As histórias de vida, além do seu significado investigativo, representam um instrumento de formação para o sujeito que se narra e para os outros. As narrativas servem como material de compreensão dos processos de conhecimento, da formação e aprendizagem.
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Referências
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