A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA (NOVA) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais.
  • Vanessa do Rêgo Ferreira Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2373

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, Nova Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia.

Resumo

Este trabalho busca responder se e de que modo as contribuições teóricas da Sociologia da Educação e da Nova Sociologia da Educação estão presentes nas dissertações de mestrado cujo tema desenvolve-se acerca do ensino de Sociologia em nível médio. Para tal, em um primeiro momento fazemos uma breve caracterização da Sociologia da Educação e da Nova Sociologia da Educação enquanto campos de conhecimento e investigação científica para, em seguida, analisarmos através das temáticas, autores e enfoques presentes em 43 dissertações produzidas principalmente em Programas de Pós-Graduação em Educação ou Ciências Sociais/Sociologia a presença ou ausência do campo científico em tela. Por fim, verifica-se que somente cerca de um terço das produções analisadas apresentam alguma contribuição direta deste campo científico e que tal presença se caracteriza como um movimento crescente nos estudos desenvolvidos a partir do ano de 2006 - e com maior ênfase no Sul do País que concentra mais da metade das dissertações com este perfil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais.

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2011), licenciando em Ciências Sociais e mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Também é professor de Ensino Fundamental 1 na rede pública municipal de São José da Tapera - AL.

Vanessa do Rêgo Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais

Mestranda em Educação Brasileira no Programa de Pós- Graduação em Educação do CEDU/UFAL e professora de Sociologia pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte de Alagoas

Referências

ALMEIDA, Djair Lázaro de. Educação Moral e Cívica na Ditadura Militar: um estudo dos manuais didáticos. 2009. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2009.

ALVES, Elaine Gonçalves. Interface pedagógica virtual para a prática docente de sociologia: o portal Centro de Referência Virtual do professor (CRV). 2013. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

ALVES, Maria Adélia. Filmes na escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio.

[s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

APPLE, Michael W. Políticas culturais e educação. Portugal: Porto Editora, 1999.

______. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro, 2005.

BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 (tradução: Reynaldo Bairão).

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

______. Lei n.º 11.648, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, 3 de junho de 2008.

CAJU, Andréia Vânia Ferreira. Análise da disciplina Sociologia na Educação Profissional: reflexões a partir de um estudo de caso. 2005. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2005.

CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo. Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de. Ensino de sociologia: elementos da prática docente no ensino médio. 2012. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

COAN, Marival. A Sociologia no ensino médio, o material didático e a categoria trabalho. 2006. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

CUNHA, Patrícia. O ensino de Sociologia: uma experiência em sala de aula.

[s.n]. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

DIAS, Fernando Correia. Durkheim e a Sociologia da Educação no Brasil. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 46, p. 33-48, abr. jun. 1990.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. In: FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (tradução: Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Miguel Henrique Russo - Coleção Educadores).

ERAS, Lígia Wilhelms. O trabalho docente e a discursividade da autopercepção dos professores de sociologia e filosofia no ensino médio em Toledo/PR. 2006. 277 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2006.

FEIJÓ, Fernanda. A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio. 2012. 123f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara (SP), 2012.

FERREIRA, Eduardo Carvalho. Sobre a noção de conhecimento escolar de Sociologia. 2011. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2011.

FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. (tradução: Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Miguel Henrique Russo - Coleção Educadores).

FIREMAN, Eleclézia de Oliveira. Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de sociologia no Ensino Médio. 2012. 105f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.

FLORÊNCIO, Maria Amélia de Lemos. O ensino da sociologia no nível médio e as contradições institucionais de sua obrigatoriedade. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

______. Sociologia das desigualdades de acesso à educação: principais orientações, principais resultados desde 1965. In: FORQUIN, Jean Claude (org.) Sociologia da educação: dez anos de pesquisa. Petropólis: Vozes, 1995 (tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira).

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

______. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

GUELFI, Wanirley Pedroso. A Sociologia como disciplina escolar no Ensino Secundário brasileiro (1925-1942). 2001. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2001.

HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Inter-legere, Natal, RN, n. 9, p. 386-400, jul./dez. 2011. Disponível em: http://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403. Acesso em: 22 set. 2013.

______.; MAÇAÍRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB, São Paulo, nº 74, pp. 43-59, jul. 2014.

LENNERT, Ana Lucia. Professores de Sociologia: relações e condições de trabalho. 2009. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

LEODORO, Silvana Aparecida Pires. A disciplina Sociologia no Ensino Médio: perspectivas de mediação pedagógica e tecnológica. Um diálogo possível. 2009. 252f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

LIMA, Alexandre Jerônimo Correia. Teorias e métodos em pesquisa sobre ensino de sociologia. 2012. 298f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, 2012.

LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de. A sociologia no ensino médio e sua articulação com as concepções de cidadania dos professores. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

MASCARENHAS, Alexandra Garcia. As representações dos professores e estudantes sobre a sociologia no ensino médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut. 2012. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas (RS), 2012.

MEUCCI, Simone. A institucionalização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2000.

MORAES, Luiz Fernando Nunes. Da Sociologia cidadã à cidadania sociológica: as tensões e disputas na construção dos significados de cidadania e do ensino de sociologia, 2009. 240 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2009.

MOREIRA, Antonio Flávio. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus (1990), 10ª ed., 2003.

______.; SILVA, Tomaz Tadeu da (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 4. ed. São Paulo,Cortez, 2000.

MOTA, Kelly Cristine Côrrea da Silva. Os lugares da Sociologia na educação escolar de jovens do ensino médio: formação ou exclusão da cidadania e da crítica? 2003. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2003.

MOTTA, Átila Rodolfo Ramalho. Que sociologia é essa? Análise da recontextualização pedagógica do conhecimento sociológico. 2012. 177f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina (PR), 2012.

MOURA, Neide de Lima. O papel da sociologia na formação do jovem: perspectivas dos estudantes. 2012. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.

NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação do final dos anos 60 / início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 46, p. 49-58, abr. jun. 1990.

OLIVEIRA, Dalta Motta de. A prática pedagógica dos professores de Sociologia: entre a teoria e a prática. 2007. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2007.

PAVEI, Katiuci. Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de Sociologia. 2008. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

PEREZ, Cilmara Ferrari. A formação sociológica de normalistas nas décadas de 20 e 30. 2002. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2002.

PERUCCHI, Luciane. Saberes sociológicos nas escolas de nível médio sob a ditadura militar: os livros didáticos de OSPB. 2009. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

PETITAT, André. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994 (tradução: Eunice Gruman).

PRADO, Gregório Antonio Fominski do. Quando o ensino desafia a ciência: algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia. 2013. 226f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina (PR), 2013.

RÊSES, Orlando da Silva. E com a palavra: os alunos - estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio. 2004. 134f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

RODRIGUES, Shirlei. Cidadania e espaço público a partir da escola: resgate, recriação ou abandono? 2007. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

ROMANO, Fábio Geraldo. A luta em defesa da sociologia no Ensino Médio (1996-2007): um estudo sobre a invenção das tradições. 2009. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara (SP), 2009.

ROSA, Maristela. O trabalho docente com a disciplina de Sociologia: algumas reflexões sobre o ser professor no ensino médio da rede pública de Santa Catarina. 2009. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998 (tradução de Ernani F. da F. Rosa).

SANTOS, Mário Bispo dos. A Sociologia no ensino médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. 2002. 170 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, Brasília, 2002.

SANTOS, Renata Oliveira dos. A implementação da sociologia nas instituições privadas paranaenses: um estudo sociológico. 2011. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá (PR), 2011.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. A Sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o ensino médio no Brasil. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

SENNA, Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de. Diálogos com o homem imaginário: pensando o uso de imagens no ensino de sociologia. 2012. 91f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SILVA, Kátia Karine Duarte da. Políticas educacionais para a inserção da sociologia no ensino médio em Mato Grosso do Sul (1999-2010). 2012. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A sociologia da educação entre o funcionalismo e pós-modernismo: os temas e os problemas de uma tradição. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 46, p. 3-12, abr. jun. 1990.

______. O que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

______. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Portugal: Porto Editora, 2000.

SOARES, Jefferson da Costa. O ensino de Sociologia no Colégio Pedro II (1925-1941). 2009. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

SOUZA, Shelley. A defesa da disciplina Sociologia nas políticas para o ensino médio de 1996 a 2007. 2008. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influência social na construção do conhecimento: a formação dos currículos de Sociologia no ensino médio. 2010. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

TAKAGI, Cassiana Tieme Tedesco. Ensinar sociologia: análise dos recursos de ensino na escola média. 2007. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

VAN HAECHT, Anne. A emergência da sociologia “crítica” da educação. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008 (tradução: Sandra Loguercio).

YOUNG, Michael F. D. Conhecimento e currículo: do socioconstrutivismo ao realismo social na Sociologia da Educação. Portugal: Porto Editora, 2010 (tradução de Jorge Ávila de Lima).

______. Michael F. D. O currículo do futuro: da “Nova Sociologia da Educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas, SP: Papirus, 2000.

ZANARDI, Gabriel. A re-introdução da Sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente. 2009. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, 2009.

Downloads

Publicado

07/01/2015

Como Citar

Melo, V., & Ferreira, V. do R. (2015). A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA (NOVA) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. HOLOS, 6, 145–160. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2373

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.