A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA (NOVA) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais.
  • Vanessa do Rêgo Ferreira Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2373

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, Nova Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia.

Resumo

Este trabalho busca responder se e de que modo as contribuições teóricas da Sociologia da Educação e da Nova Sociologia da Educação estão presentes nas dissertações de mestrado cujo tema desenvolve-se acerca do ensino de Sociologia em nível médio. Para tal, em um primeiro momento fazemos uma breve caracterização da Sociologia da Educação e da Nova Sociologia da Educação enquanto campos de conhecimento e investigação científica para, em seguida, analisarmos através das temáticas, autores e enfoques presentes em 43 dissertações produzidas principalmente em Programas de Pós-Graduação em Educação ou Ciências Sociais/Sociologia a presença ou ausência do campo científico em tela. Por fim, verifica-se que somente cerca de um terço das produções analisadas apresentam alguma contribuição direta deste campo científico e que tal presença se caracteriza como um movimento crescente nos estudos desenvolvidos a partir do ano de 2006 - e com maior ênfase no Sul do País que concentra mais da metade das dissertações com este perfil.

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Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais.

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2011), licenciando em Ciências Sociais e mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Também é professor de Ensino Fundamental 1 na rede pública municipal de São José da Tapera - AL.

Vanessa do Rêgo Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais

Mestranda em Educação Brasileira no Programa de Pós- Graduação em Educação do CEDU/UFAL e professora de Sociologia pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte de Alagoas

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Publicado

07/01/2015

Como Citar

Melo, V., & Ferreira, V. do R. (2015). A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA (NOVA) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. HOLOS, 6, 145–160. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2373

Edição

Seção

ARTIGOS

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