PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS: UMA PROPOSTA QUE DEU CERTO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2012.3494Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia da Alternância, Troca de Saberes, Educação do CampoResumo
Este artigo se propõe a apresentar análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância, desenvolvida numa turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês, no município baiano de Santa Inês. Neste trabalho, adota-se o estudo de caso com 26 atores socais, e, como instrumentos de coleta de dados: entrevista e questionário semiestruturado. Utiliza-se também como metodologia, a análise de documentos institucionais. Como referencial teórico, aplica-se a Educação do Campo com ênfase na Metodologia da Alternância. Evidencia-se que a proposta da Pedagogia da Alternância, mostra-se como uma importante alternativa por possibilitar aos sujeitos do campo o fortalecimento da troca de saberes. Neste sentido, o IF Baiano Campus Santa Inês avança ao garantir para os jovens e adultos o caráter popular de uma política social que possibilita ao sujeito do campo e com distorção idade x série, ser incluído em um curso de educação profissional sem se desvincular do seu contexto, da sua cultura, de seu valor e de sua maneira de ver e se relacionar com o ambiente.
Downloads
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
ARROYO, Miguel G. Políticas de formação de educadores do campo. In: Cadernos CEDES, Campinas. V. 27, p. 157-176. Maio/Agosto. 2007.
ARROYO, Miguel G; CALDART, Roseli Salete; e, MOLINA, Mônica Castagna. (orgs ). Por uma Educação do Campo. 5ª ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2011.
BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo. (RESOLUÇÃO CNE/CEB 1, 03/04/2002)
_________. Decreto 5.840, de 13 de julho de 2006.
_________. Documento Base do Proeja. Brasília. 2006.
CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (Org.). Por uma educação do Campo. 4ª ed.
Petrópolis RJ: Vozes, 2009.
COSTA, Nívia B. F. Assistência Estudantil e Evasão Escolar no PROEJA do CEFET-BA/Sede. 2008. (Monografia). Especialização em CEPROEJA. CEFET-BA, [OUT/2008]
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez. 1991.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
IFBAIANO. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2009.
IFBAIANO. Relatório PROEJA ALTERNÂNCIA. 2012.
IFBAIANO. Projeto Pedagógico de Curso. Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos / PROEJA na Metodologia da Alternância. 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.