APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9468

Palavras-chave:

Alternativa Didática, Células, Microscopia, Ensino, Reciclagem.

Resumo

Muitas escolas brasileiras não possuem laboratório completo ou mesmo um microscópio para as aulas de Biologia. Visando minimizar os impactos negativos desse cenário sobre a educação científica, este trabalho adaptou um microscópio caseiro e testou sua eficácia para ensinar citologia básica. Para tanto, foram realizadas duas oficinas compostas de montagem do microscópio adaptado, observação de células e avaliação da eficácia dos procedimentos pedagógicos adotados. Ambas as oficinas foram realizadas em agosto de 2019 nas dependências do Instituto Federal de Brasília. As adaptações propostas tornaram o microscópio caseiro mais prático e funcional, o que facilitou o seu manuseio e a rápida observação das amostras biológicas analisadas. Com relação à eficácia desse recurso para ensinar conceitos citológicos, houve variações de rendimento entre os dois grupos avaliados, sendo que os participantes do ensino médio obtiveram melhores resultados após a oficina. Adicionalmente, verificou-se um maior envolvimento dos participantes devido aos vários questionamentos realizados e a intensa curiosidade e atenção durante as duas oficinas. Por fim, sugere-se a aplicação do presente recurso didático em escolas desprovidas de microscópios para aprimorar a qualidade do ensino científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Gomes dos Santos Silva, Instituto Federal de Brasília (Campus Planaltina)

Licenciado em Biologia formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (Campus Planaltina).

Francisco Roque, Instituto Federal de Brasília (Campus Recanto das Emas)

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (D-302) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (Campus Recanto das Emas). É formado em ciências biológicas (bacharelado/licenciatura) pela Universidade de Brasília, onde fez mestrado em ecologia e doutorado em Biologia Animal. 

Referências

BRASIL. (2019). Resumo técnico – censo escolar 2018. Ministério da educação, Brasília, DF: INEP.

CAMPOS, S. S. P. & CAVASSAN, O. (2007). A oficina de materiais recicláveis no ensino de ciências e nos programas de educação ambiental: refletindo sobre a prática educativa. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Brasil.

FREITAS, L. A. M., BARROSO, H. F. D., RODRIGUES, H. G. & AVERSI-FERREIRA, T. A. (2008). Construção de modelos embriológicos com material reciclável para uso didático. Bioscience journal, 24(1), 91-97.

FISCARELLI, R. B. O. (2007). Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2(1), 1-9.

GALLETI, S. R. (2003). Introdução a microscopia eletrônica. O Biológico, 65(1/2), 33-35.

GONÇALVES, V. S. B., SILVA, L. B. & COUTINHO, A. S. (2009). Ruído como agente comprometedor da inteligibilidade de fala dos professores. Production Journal, 19(3), 466-476.

HAMMER, Ø., HARPER, D.A.T. & RYAN, P.D. (2001). PAST: Paleontological Statistics Software Package for Education and Data Analysis. Palaeo Electronica, 4(1), 1-9.

LOPES, F. M. & NUNES, A. N. (2010). Reutilização de materiais recicláveis para incentivo à educação ambiental e auxílio ao ensino didático de ciências em um colégio estadual de Anápolis-GO. Revista de Educação, 13(15), 87-103.

MARTINS, J. S. (2001). O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio, 8.ed. Campinas: Papirus.

MARTINS, R. A. (2011). Robert Hooke e a pesquisa microscópica dos seres vivos. Filosofia e História da Biologia, 6(1), 105-142.

MORI, M. S., MOURA, D. A., VIANNA, J. B. & FREITAS, S. R. S. (2016). Modelos didáticos no ensino de citologia: representação da anatomia celular por meio de pizzas. In: O Ensino de Ciências e Biologia no Amazonas: Experiências do PIBID no município de Tefé. Jundiaí, Paco Editorial.

PIAGET, J. (1974). Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro, Equipe da Livraria Freitas Bastos.

PURVES, W. K., SADAVA, D., ORIANS, G. H. & HELLER, H. C. (2009). Vida: a ciência da biologia. 8. ed., Porto Alegre, Artmed, 448 p.

RIBEIRO, J. C. (1955). O ensino experimental da Física no curso secundário. In: II Curso de aperfeiçoamento para professores de Física do ensino secundário. Atas do encontro IBECC. MEC-ITA, São Paulo.

ROTHBART, D. (2007). Philosophical instruments – minds and tools at work. University of Illinois Press.

SEPEL, L. M. N., ROCHA, J. B. T. & LORETO, E. L. (2011). Construindo um microscópio II: bem simples e mais barato. Revista Genética na Escola, 6(2), 1-5.

SILVA, J. J., BALTAR, S. L. S. M. & BEZERRA, M. L. M. B. Experimentação em ciências com o uso de um microscópio artesanal e corante alternativo. Experiências em Ensino de Ciências, 14(1), 344–352.

SIMMONS, J. (2002). Os 100 maiores cientistas da história: uma classificação dos cientistas mais influentes do passado e do presente. 4. ed., Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 584 p.

SOGA, D., JUNIOR, R.D.P., UENO-GUIMARÃES, M.D. & MURAMATSU, M. (2017). Um microscópio caseiro simpli?cado. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39(4), e4506.

VALÉRIO, M. & TORRESAN, C. (2017). A invenção do microscópio e o despertar do pensamento biológico: um ensaio sobre as marcas da tecnologia no desenvolvimento das ciências da vida. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 10(1), 125-134.

WALLAU, G. L., ORTIZ, M. F., RUBIN, P. M., LORETO, L. E. S. & SEPEL, L. M. N. (2008). Construindo um microscópio, de baixo custo, que permite observações semelhantes às dos primeiros microscopistas. Revista Genética na Escola, 3(2), 8-10.

Downloads

Publicado

01/07/2020

Como Citar

Silva, R. G. dos S., & Roque, F. (2020). APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA. HOLOS, 4, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9468

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.