COLEÇÃO DE ABELHAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.8398Palavras-chave:
Entomologia, Questionário, Apicultura, Educação, MateriaisResumo
Com o passar dos tempos novos estudos sobre materiais didáticos vem sendo desenvolvidos, com a intenção de aumentar a interação na sala de aula, proporcionando maior conforto e capacidade de assimilação dos alunos além de desenvolver as capacidades cognitivas. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar a eficácia de um instrumento didático a partir de uma pesquisa desenvolvida com a utilização de questionários aplicados antes e depois da construção e utilização de uma coleção de abelhas, tendo como público de pesquisa as turmas de
primeiro ano do curso Técnico em Apicultura. A partir disso, os resultados mostraram a eficiência de uma coleção de abelhas como ferramenta mediadora no processo de ensino e aprendizagem. Quando avaliado o aumento dos percentuais estatísticos conclui-se que a montagem e utilização da coleção de abelhas auxiliou na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, demonstrando que a criação de novas ferramentas didáticas são essenciais para a educação técnica.Downloads
Referências
ATAIDE, M. C. E. S.; SILVA, B. V. C. (2011). As metodologias de ensino de ciências: contribuições da experimentação e da história e filosofia da ciência. Revista Holos, Natal, ano 27,
v. 4.
CAMARGO, A. et al. (2015). Coleções entomológicas: Legislação brasileira, coleta, curadoria e taxonomia para as principais ordens. 1ed. Brasília: Embrapa.
CAPELETTO, A. (1992). Biologia e Educação ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática. p.224.
COSTA-NETO, E. M.; PACHECO, J. M. (2004). “A construção do domínio etnozoológico
“inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia”. Acta Scientiarum. Biological Sciences, 26(1):81-90.
FRANCOY, T. M; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L. (2010). A morfometria geométrica de asas e a identificação automática de espécies de abelhas. Oecologia Australis, [s.l.], v. 14, n. 01, p.317-321. Oecologia Australis.
GULLAN, P. J. CRANSTON, P. S. (2010). The insects: an outline of entomology. 4 ed. Oxford: Willey Blackwell
LEITE, A. C. S.; SILVA, P. A. B.; VAZ, A. C. R. (2005) A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre as percepções dos alunos do gilPROEF II. Ensaio-Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p. 1-16.
LIMA, V. A. de. (2004) Atividades Experimentais no ensino médio: reflexão de um grupo de professores a partir do tema eletroquímica. Dissertação de Mestrado – USP: São Paulo.
PAPAVERO, N. (1994). Fundamentos práticos de taxonomia zoológica. São Paulo: Fundação Editora da UNESP.
SANTOS, D. C. SOUTO, L. S. (2011). “Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental”. Scientia Plena 7(5):1-8.
SILVA, C. I. et al. (2014). Guia ilustrado de abelhas polinizadoras no Brasil. São Paulo/SP: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. 50 p.
SILVA, F. W. O. PEIXOTO, M. A. N. (2003). Os laboratórios de ciências nas escolas estaduais de nível médio de Belo Horizonte. Educação Tecnologia 8(1):27-33.
SILVEIRA, F. A.; MELO, G. A. R.; ALMEIDA, E. A. B. (2002). Abelhas Brasileiras: Sistemática e Identificação. Belo Horizonte: Fernando A. Silveira. 254 p.
SOUSA-LOPES, Bruno de. (2017). Sobre o uso de uma coleção entomológica como ferramenta didática no ensino médio noturno e a percepção de fatores que influenciam o baixo rendimento escolar. Experiências em Ensino de Ciências, São Paulo, v. 12, n. 8, p.250-260.