CONSTRUÇÃO DE CAIXAS ENTOMOLÓGICAS COMO FERRAMENTA AO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS TÉCNICOS DE AGRÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4393

Palavras-chave:

Coleção Entomológica, Estratégias de Aprendizagem, Métodos de Ensino, Ensino Médio

Resumo

É normal que educandos apresentem dificuldade na assimilação do conhecimento teórico da entomologia, já que exige alto grau de abstração. As atividades de campo são métodos utilizados para a redução deste impedimento, norteando uma aprendizagem significativa e amplificando o trabalho grupal. Sendo assim, este trabalho objetivou desenvolver a prática de coleta e catalogação de insetos para a confecção de coleções entomológicas nas Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante dos municípios de Guaiúba e Viçosa do Ceará. Para o desenvolvimento desse trabalho, os alunos coletaram insetos nas escolas e suas periferias, os exemplares capturados eram catalogados e inseridos em caixas entomológicas. Na execução das atividades pôde-se observar um grande comprometimento e interesse dos educandos, principalmente por se tratar de uma atividade diferenciada (fora da sala de aula); também, nas diversas fases da atividade, foi observado nitidamente o intercâmbio de conhecimentos, configurando-se assim, uma aprendizagem cooperativa, constatada por observações in loco. Ao final da disciplina foi constatado que nenhum educando necessitou de processo de intervenção educacional, uma vez que a análise das avaliações escritas e não escritas apresentou uma real assimilação do conhecimento. Nesse sentido, a confecção de coleção entomológica mostrou-se um recurso significativamente eficiente no ensino da disciplina de Entomologia Agrícola e Combate a Pragas e Doenças.

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Biografia do Autor

Michelle de Oliveira Guimarães-Brasil, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Zootecnia pela UFC. Professora em Apicultura do IFRN, em Pau dos Ferros.

Francisco Alexandre de Lima Sales, Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará

Mestre em Engenharia Agrícola pela UFC. Professor do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará.

Eduardo Alves de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Técnico em Apicultura pelo IFRN. Graduando em Agronomia pela UFERSA, em Mossoró.

Carlos Eduardo Ferreira da Cruz, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras pela UFC. Mestre e Doutor em Linguística Aplicada pela UECE. Professor em Lingua Portuguesa e Literatura do IFRN, em Pau dos Ferros.

Daniel de Freitas Brasil, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Engenharia Agrícola pela UFC. Doutorando em Ciência Animal pela UFERSA, em Mossoró.

Referências

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Publicado

18/07/2017

Como Citar

Guimarães-Brasil, M. de O., Sales, F. A. de L., Souza, E. A. de, Cruz, C. E. F. da, & Brasil, D. de F. (2017). CONSTRUÇÃO DE CAIXAS ENTOMOLÓGICAS COMO FERRAMENTA AO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS TÉCNICOS DE AGRÁRIAS. HOLOS, 1, 21–30. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4393

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