A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tiago Nunes Medeiros, Cibele Biehl Bossle, Fabiano Bossle

Resumo


O presente estudo de cunho qualitativo objetivou compreender como a temática “Educação Física nos currículos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” vem sendo tratada na produção acadêmica científica. Realizamos um estudo de revisão de literatura no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os termos de busca: “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”, “Educação Física” e “Currículo”. Encontramos uma baixa produção sobre a temática tanto no Catálogo de Teses e Dissertações quanto no Portal de Periódicos da CAPES. Contudo, identificamos uma produção acadêmica qualificada da Revista Holos, sendo este periódico científico o principal meio de socialização do conhecimento produzido nos Institutos Federais sobre a temática estudada. Por meio da revisão de literatura empreendida, foi possível compreender que os estudos encontrados são pautados por reflexões que demonstram haver um esforço significativo da Educação Física, área de conhecimento, de se localizar como componente curricular, no sentido de consolidar a proposta pedagógica dos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais, além de ressignificar o modo como os conteúdos são desenvolvidos e estabelecer sentido ao que se aprende e como se aprende.

Palavras-chave


Educação Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Currículo.

Texto completo:

PDF

Referências


Apple, M. W. (2001). Política Cultural e Educação. Tradução: Maria José do Amaral Ferreira. 2ª Edição. São Paulo: Editora Cortez.

Batista, A. P.; Oliveira, I. P. B.; Melo, J. P. (2012). Corpo, Aprendizagem e Cultura de Movimento: uma experiência pedagógica com o ensino do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física do IFRN Revista Holos. Natal, ano 28, v. 6, p. 237-248.

Batista, A. P.; Souza Filho, M.; Oliveira, I. P. B.; Souza, H. A. G.; Melo, J. P. (2014). Possibilidades e Desafios da Educação Física como Componente Curricular no Processo de Expansão Regional do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Revista Holos. Natal, ano 30, v. 4, p. 492-501.

Brasil. (1996). Presidência da República. Lei Nº 9.394: de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado em 10 de setembro de 2018, de http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm.

Brasil. (2008). Presidência da República. Lei Nº 11.892: de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Recuperado em 01 julho, 2017, de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.

Cancella, A. S. (2018). A oferta do esporte para os alunos com deficiência no Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Paranaguá: um movimento de reprodução ou resistência?. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, Brasil.

Carvalho, R. L. de. (2017). A ausência da Educação Física no currículo da Educação de Jovens e Adultos: um estudo no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Atividade Física. Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, Brasil.

Creswell, J. W. (2014). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução: Sandra Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso.

Darido, S. C.; Rangel, I. C. A. (2011). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan.

Hildebrandt, R. (1986). Concepções abertas no Ensino da Educação Física. Rio de Janeiro. Ao Livro técnico.

Kunz, E. (1991). Educação Física: Ensino e mudanças. Ijuí, Editora Unijuí.

Lima, J. de A. (2017). Práticas curriculares na Educação Física: análise dos jogos escolares do Instituto Federal Sertão Pernambucano. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, Brasil.

Medeiros, V. M. L. D. (2015). Sentidos do Componente Curricular Educação Física no Ensino Técnico Integrado ao Médio em João Pessoa/PB: Discursos em Diálogos. 2015. Tese (Doutorado) – Centro de Educação. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa, Brasil.

Mendonça, G. C. de. (2016). Narrativas de Experiências Profissionais de Docentes de Educação Física no Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Educação Física e Desportos. Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, UFES, Vitória, Brasil.

Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (2009). Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Editora Phorte.

Noronha, D. P.; Ferreira, S. M. S. P. (2000). Revisões de literatura. In Campello, B. S.; Condón, B. V.; Kremer, J. M. (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG.

Otte, J. (2013). Intervenção em Educação Física escolar: promovendo atividade física e saúde no ensino médio. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, Brasil.

Pacheco, E. (Org.). (2011). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Moderna.

Palma, L. C.; Alves, N. B.; Silva, T. N. da. (2013). Educação para a Sustentabilidade: a construção de caminhos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Revista de Administração Mackenzie. 14(3), 83-118.

Pirolo, A. L.; Caparróz, D. A.; Terra, D. V.; Caparróz, F. E.; Palafox, G. H. M. (2014). Currículo. In Gonzales, F. J.; Fensterseifer, P. E. (Orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3ª Edição Revisa e Ampliada. Ijuí: Editora UNIJUÍ, p. 182-185.

Ramos, E. P. (2015). Participação de Alunos do Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissionalizante em Atividades Extracurriculares de Esporte e Lazer em um Campus de um Instituto Federal em Minas Gerais-MG. 2015. 79f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UNIMEP, Piracicaba, Brasil.

Sacristán, J. G. (2000). O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. 3º Edição. Porto Alegre: Artmed.

Sacristán, J. G. (2013). (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso.

Santos, R. F. dos. (2016). Esporte, Lazer e Cultura: os significados dos projetos de esporte e lazer do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária para alunos participantes e não participantes. 2016. 186f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UNIMEP, Piracicaba, Brasil.

Silva, E. M. (2014). A Educação Física no Currículo de Escolas Profissionalizantes da Rede Federal: uma disciplina em processo de “mutação”. 2014. 148 f. Tese (Doutorado) – Curso da Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS, Porto Alegre, Brasil.

Soares, C. L.; Taffarel, C. N. Z.; Varjal, E.; Castellani Filho, L.; Escobar, M. O.; Bracht, V. (2012). Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ª Edição. São Paulo: Cortez.

Sousa, D. Q. de O. (2016). Esporte de Aventura na Escola: possibilidades de diálogo com a mídia-educação. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Física, Programa de Pós-graduação em Educação Física, UFRN, Natal, Brasil.

Souza Filho, M. De; Souza, H. A. G. de. (2010). A Educação Física no PROEJA do IFRN – Campus Natal Zona Norte: uma experiência pedagógica. Revista Holos. 1, 141-152.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2019.8367



 

HOLOS IN THE WORLD