RESGATE HISTÓRICO DAS CONTRIBUIÇÕES DE HUMPHRY DAVY E ALESSANDRO VOLTA PARA O ESTUDO DA ELETROQUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7952

Palavras-chave:

Ensino, Metodologias, HFC, Sequência Didática.

Resumo

A literatura científica tem reportado que a utilização da História e Filosofia das Ciências (HFC) vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar sua inserção pode desencadear diversas melhorias para o ensino de Cências e, consequentemente, a construção do conhecimento científico. Nesta perspectiva, a utilização da HFC se torna uma ferramenta de ensino, necessária para diminuir os reducionismos dos aspectos científicos possibilitando mostrar que a ciência não é pronta e acabada. O presente estudo teve como objetivo principal analisar a utilização de uma sequência didática no 2º ano do Ensino Médio com a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) resgatando as contribuições de Humphry Davy e Alessandro Volta para o estudo da Eletroquímica especificando os conceitos de eletrólise, pilhas e baterias. Tratou- se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. A avaliação da aprendizagem foi realizada com a produção textual, a elaboração de um mapa conceitual expondo os conceitos trabalhados, construção e exposisão de pilhas baterias alternativas e uma bateria de exercícios com questões contextualizadas referentes ao conteúdo. Os resultados apontaram que a utilização da HFC contribui de forma satisfatória para o entendimento e construção do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Francisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES).

André Santos da Costa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba 2016 - UEPB. Atualmente é colaborador de projetos de Extensão do Departamento de Química da UEPB desenvolvendo atividades Didáticas Pedagógicas para o ensino de Química na Educação Básica das Escolas Publicas da Paraíba. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Participante do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). orcid.org/0000-0001-8769-3695

Gilberlândio Nunes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura e Formação em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2010) e mestrado em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) atuando na graduação do Departamento de Química na área de educação química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química e desenvolve pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química e em formação de professores para uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e na Perspectiva CTSA.

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Publicado

23/12/2019

Como Citar

Dantas Filho, F. F., da Costa, A. S., da Silva, G. N., & da Silva, R. da. (2019). RESGATE HISTÓRICO DAS CONTRIBUIÇÕES DE HUMPHRY DAVY E ALESSANDRO VOLTA PARA O ESTUDO DA ELETROQUÍMICA. HOLOS, 3, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7952

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ARTIGOS

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