AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E (IN)CULTURA DE PARTICIPAÇÃO NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2151

Palavras-chave:

Autoavaliação, Avaliação, Participação, Universidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão recorrente no âmbito das políticas públicas: a relação entre avaliação interna: autoavaliação no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a intensidade de participação da comunidade universitária. Tal estudo se fundamenta na análise de uma série histórica de quatro anos (2008, 2009, 2010 e 2012) da autoavaliação institucional implementada numa universidade pública. De primeiro, apresenta-se o conceito de participação na visão de alguns teóricos; na sequência, seguem-se os caminhos percorridos a partir das informações coletadas, quando se descreve o panorama do processo e da participação institucional, com base na pesquisa bibliográfica e documental. Na perspectiva de atribuir-lhes alguma significação, por último, são descritos os resultados da participação e relacionados com o discurso de alguns autores. Conclui-se que no período investigado predomina, institucionalmente, a participação de baixa intensidade, que se consubstancia na falta de melhorias, constituindo-se, assim, num desafio para a governança universitária. Para minimizar a problemática, sugerem-se medidas de curto, médio e longo prazos, em favor de uma cultura permanente de avaliação na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glades Tereza Félix, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar - Centro de Educação - UFSM. Pós-doutora (UFRGS). Área. Ciências HUmans. Sub área Políticas Públicas.

Daniele Barros Vargas Furtado, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia (UFSM). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UNINTER). Acadêmica do Curso de Pós Graduação em Organização do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (UNINTER). 

Referências

AMMANN, B. S. Participação social. São Paulo: Cortez e Moraes, 1997.

BARBER, M. Democracia forte. Paris: Desclée de Brouwer, 1997.

BORDENAVE, J. E. D. O que é participação? São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 10.891/2004, de 04 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. DF. 2004.

CONAES. Diretrizes para autoavaliação das instituições de ensino superior. 2004. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/sinaes/orientacoes_sinaes.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2013.

DEMO, P. Participação é conquista: noções de política participativa. São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995.

GUERRA, M. A. S. Os desafios da participação: desenvolver a democracia na escola. Portugal: Porto Editora, 2002.

LEITE, D. Reformas universitárias: avaliação institucional participativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MACBETH, A. The child between: a repport on school-family relations in the countries of European Community. Brussels: Office for Official Publications of the European Communities, 1984.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 1980.

PATEMAN, C. Participação e Teoria Democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

ROUSSEAU, J. J. O Contrato Social. São Paulo: Formar, 1978.

TORO, A. J. B.; WERNECK, N. M. D. Mobilização social: um modo de construir uma democracia e participação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

UFSM. Pró-Reitoria de Administração. Centro de Processamento de Dados (CPD). Relatórios parciais da Avaliação Interna: autoavaliação. Santa Maria, 2013.

______. Pró-Reitoria de Planejamento. Comissão Própria de Avaliação (CPA). Relatório Final. Avaliação Interna: autoavaliação. Santa Maria, 2008.

______. Pró-Reitoria de Planejamento. Comissão Própria de Avaliação (CPA). Relatório Final. Avaliação Interna: autoavaliação. Santa Maria, 2009.

______. Pró-Reitoria de Planejamento. Comissão Própria de Avaliação (CPA). Relatório Final. Avaliação Interna: autoavaliação. Santa Maria, 2010.

______. Pró-Reitoria de Planejamento. Comissão Própria de Avaliação (CPA). Relatório Final. Avaliação Interna: autoavaliação. Santa Maria, 2012.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

15/02/2016

Como Citar

Félix, G. T., & Furtado, D. B. V. (2016). AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E (IN)CULTURA DE PARTICIPAÇÃO NA UNIVERSIDADE. HOLOS, 1, 69–80. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2151

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.