RESGATE HISTÓRICO DAS CONTRIBUIÇÕES DE HUMPHRY DAVY E ALESSANDRO VOLTA PARA O ESTUDO DA ELETROQUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.7952Palavras-chave:
Ensino, Metodologias, HFC, Sequência Didática.Resumo
A literatura científica tem reportado que a utilização da História e Filosofia das Ciências (HFC) vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar sua inserção pode desencadear diversas melhorias para o ensino de Cências e, consequentemente, a construção do conhecimento científico. Nesta perspectiva, a utilização da HFC se torna uma ferramenta de ensino, necessária para diminuir os reducionismos dos aspectos científicos possibilitando mostrar que a ciência não é pronta e acabada. O presente estudo teve como objetivo principal analisar a utilização de uma sequência didática no 2º ano do Ensino Médio com a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) resgatando as contribuições de Humphry Davy e Alessandro Volta para o estudo da Eletroquímica especificando os conceitos de eletrólise, pilhas e baterias. Tratou- se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. A avaliação da aprendizagem foi realizada com a produção textual, a elaboração de um mapa conceitual expondo os conceitos trabalhados, construção e exposisão de pilhas baterias alternativas e uma bateria de exercícios com questões contextualizadas referentes ao conteúdo. Os resultados apontaram que a utilização da HFC contribui de forma satisfatória para o entendimento e construção do conhecimento científico.
Downloads
Referências
Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70 Ltda/Almedina Brasil, 2011.
Bastos, F. O Ensino de conteúdos de historia e filosofia da ciência Revista Ciência & Educação. São Paulo, v5, n.1 p.55-72, 1998.
Brasil. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Secretaria da Educação. Brasília, 1996.
Brasil. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2000.
Brasil. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCN+, Ensino Médio, Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. História. Brasília, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares: ano 03, unidade 06/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2012. 47 p.
Brasil. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.
Castoldi, R.; Polinarski, C. A. A utilização de Recursos didáticopedagógicos na motivação da aprendizagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1, Ponta Grossa, 2009. Anais do I SINECT. Disponível em: Acesso em: 22 jan. 2018.
Fragal, Vanessa H., Palma, Elisangela, P., Buzatto, M. Bernadete, P. et al. Uma proposta alternativa para o ensino de eletroquímica sobre a reatividade de metais. Revista Química nova na escola. V. 33, n. 4, nov., 2011.
Mathews, M. R. (1995). História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual da reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., 12(3), 164-214.
Peduzzi, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência, Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Ed. Da UFSC, 2001.
Silva Júnior, Carlos N. S.; Freire, Melquesedeque S.; Silva, Márcia G. L. Dificuldades de aprendizagem no ensino de eletroquímica segundo licenciandos de química. In: Temas de Ensino e formação de professores de ciências. Natal, RN: EDUFRN, 2012, p.181-192.
Zabala, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 1998.