MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4208

Palavras-chave:

motivação, aprendizagem, educação, escala de avaliação

Resumo

Do ponto de vista dos professores uma das questões fulcrais no processo de ensino/aprendizagem, é a falta de motivação dos alunos, seja pela inadequação do método de ensino, que não suscita situações motivadoras, seja porque o aluno simplesmente não tem vontade de estudar e, consequentemente, de aprender. Estudar a motivação para a aprendizagem envolve a compreensão de um complexo sistema de fatores que se interrelacionam, operando em conjunto na motivação do aluno. O objetivo deste estudo é o de construir e validar uma escala de avaliação da motivação para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Eduardo Duque, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid (2008), Mestre em Filosofia pela Universidade do Minho (2002) e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP-Braga (1999). É Professor da Faculdade de Ciências Sociais da UCP e membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, onde integra o grupo de «Estudos Culturais». As áreas de investigação e atuação têm incidido sobre religião e valores na pós-modernidade, tempo e temporalidades, tendências socioculturais e metodologias. Está envolvido em diversos projetos de investigação com apoio nacional e europeu. É presidente do Observatório da Juventude de Braga - CEJ 2012. O seu último livro, com 340 páginas, intitula-se «Mudanças Culturais, Mudanças Religiosas». Foi editado em 2104, pelas Edições Húmus. E o penúltimo, com 271 páginas, intitula-se «Os Jovens e a Religião na Sociedade Actual», editado, em 2007, pelo Council of European, Secretaria de Estado da Juventude e IPJ. Foi distinguido com o Prémio Extraordinário da Universidade Complutense de Madrid com a Tese «El Fenómeno Religioso y sus Influencias Sociales: perfiles y tendencias del cambio religioso en Portugal».

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Publicado

09/09/2016

Como Citar

Duque, E., Marques, J., Santiago, K., & Neves, S. (2016). MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO. HOLOS, 4, 231–244. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4208

Edição

Seção

ARTIGOS

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