A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E SUA INFLUÊNCIA NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.6093

Palavras-chave:

Educação Profissional, Formação de professores, Prática docente

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as influências da formação pedagógica (ou da sua falta) no trabalho dosprofessores de educação profissional técnica do Instituto Federal do Amapá (IFAP), configurando-se como um estudode caso, com a finalidade de levantar dados sobre suas práticas pedagógicas e dar visibilidade ao perfil desses profissionais. Destacou-se as questões e dificuldades que envolvem a formação de professores e as especificidades que envolvem o professor que atua na educação profissional tecnológica. Para essa investigação fez-se aplicação de questionários junto aos professores de formação técnica e de formação geral, além da gestão pedagógica, que resultou numa análise de dados e falas confrontadas com reflexões teóricas. A partir disso, foi possível compreender e identificar as concepções sobre a educação profissional, bem como levantar dados com os próprios docentes sobre suas formações, identidades, experiências, práticas, concepções, importância da formação pedagógica para a atuação profissional, dificuldades enfrentadas, entre outras. Nas considerações finais, problematizou-se o que foi abordado e percebido através dos dados coletados, bem como se apresentaram propostas que viabilizem melhorias na formação docente para a educação profissional.

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Publicado

21/12/2017

Como Citar

Carvalho Guedes, I. A., & Sanchez, L. B. (2017). A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E SUA INFLUÊNCIA NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ: UM ESTUDO DE CASO. HOLOS, 7, 238–252. https://doi.org/10.15628/holos.2017.6093

Edição

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