AÇÕES DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.5642

Palavras-chave:

Relato de Vivência, Jovens e Adultos, Alfabetização, Letramento.

Resumo

Este estudo emerge de um relato de vivência da prática pedagógica de uma professora que atuou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), através do programa Educação do Trabalhador no Serviço Social da Indústria – (SESI), no município de Mossoró/RN. Objetiva-se relatar algumas vivências pedagógicas na educação de jovens e adultos. A pesquisa retrata a atuação da professora no que concerne o processo de aquisição da leitura e escrita nesta modalidade de ensino. Utilizou-se como metodologia o relato de vivência da prática da professora da referida instituição. Constata-se que, sem uma ação didática planejada e sistemática de acordo com o contexto dos alunos não é possível uma aprendizagem satisfatória e motivadora. Neste sentido, o estudo contribui para discussões acerca da alfabetização e letramento na EJA. Por fim, conclui-se que a apreensão da alfabetização e letramento por parte dos jovens e adultos ocorre de forma singular sendo necessário para tanto, uma organização dos conteúdos, motivação, com planejamento sólido para alcançar os objetivos, além de buscar elementos significativos e contextualizados para obterem aprendizagens relevantes nesta modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleoneide Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Mestranda em Educação do Programa de Pós Graduação Poseduc na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Especialista em Língua Português e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar na modalidade a distância, promovido pelo Campus Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN em Parceria com a Universidade Aberta do Brasil UAB. Graduada em Pedagogia pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte UERN. Realizei atividades de Monitoria no Projeto Pedagogia da Terra na UERN, no Semestre 2010 a 2011. Atuei como Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Programa financiado pela CAPES Pedagogia FE/UERN. Realizei atividades como Bolsista voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Participei do Programa Educação do Trabalhador no SESI durante 2 anos e desenvolveu atividades de alfabetização de Jovens e Adultos em Mossoró/RN.Trabalhei de 2014 á 2016 como professora da Educação Infantil no nível IV, com carga horária de 40 horas semanais no Serviço Social do Comércio SESC, Mossoró/RN. Email cleoneide_s@hotmail.com

Normandia de Farias Mesquita Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: Estágio Supervisionado, Pesquisa Educacional, Prática de Ensino, Didática, Curriculo e Educação de Jovens e Adultos. Desenvolveu experiências no programa de gestores no Estado do Ceará (PROGESTÃO), atuou como Assessora Pedagógica na Coordenadoria de Estudo e Pesquisa na Educação de Jovens e Adultos (CEPEJA/UECE), Coordenou um dos núcleos das licencenciaturas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fortaleza-Ce. Atualmente é professora adjunta II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - curso de graduação e vice coordenadora do programa de pós-graduação em educação (POSEDUC), linha de pesquisa práticas educativas, cultura, diversidade e inclusão. Integra (líder) o grupo de pesquisa em formação e profissionalização do professor (Faculdade de Educação/UERN)

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 para a Educação Nacional, Brasília, 1996. Disponível

em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> acesso em 30 de maio de

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22ª ed. São Paulo:

Cortez, 1988.

______, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e

Terra, 1996.

______, P. Pedagogia do Oprimido, 43 ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

KLEIN, L. R. Alfabetização de Jovens e Adultos: questões e propostas para a prática

pedagógica na perspectiva histórica. Brasília: Universa, 2003.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em Processo. São Paulo. Cortez, 2011.

JOSSO, M. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

MEDEIROS. L. B. Os Sujeitos da EJA e Suas Marcas. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1548-6.pdf acesso em 29

de setembro de 2016.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimentos e aprendizagem. In.:

Osmar Fávero (org.). Educação como Exercício de Diversidade. Brasília: UNESCO, MEC,

ANPED, 2007. Coleção educação para todos.

SOARES, M. B.; Campos, E. N. Técnica de Redação: As Articulações Lingüísticas como Técnica de

Pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.

______. Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: autêntica, 2001.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2002.(Coleção

Questões da nossa Época; v. 47).

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

09/08/2019

Como Citar

Soares, M. C., & Medeiros, N. de F. M. (2019). AÇÕES DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. HOLOS, 7, 1–9. https://doi.org/10.15628/holos.2019.5642

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.