ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM MINI-HERBÁRIO

Autores

  • Gilmara da Silva Freire Universidade Federal de Sergipe
  • Rubiana Passos Custódio Bandeira Universidade Federal de Sergipe
  • Yzila Liziane Farias Maia de Araujo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.5641

Palavras-chave:

Ensino, Botânica, Ciências, Ferramenta didática.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi criar um mini-herbário como recurso didático em uma escola da rede básica em Aracaju-SE, para facilitar o aprendizado dos conteúdos de Botânica, como também permitir que os alunos reconheçam a importância em preservar a diversidade, a partir do conhecimento adquirido. Para isso, foram formados dois grupos compostos por alunos das turmas do 7º ano (A e B). O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: na primeira etapa foi feito a visita na escola; na segunda etapa houve uma explanação sobre o que é um herbário e sua importância; já na terceira fase foram realizadas as visitas das turmas ao Herbário ASE e a coleta do material botânico na UFS; a quarta etapa houve a oficina de formação com os alunos. E foi observado que atividades diferenciadas associando teoria à prática funcionam como uma excelente ferramenta para despertar o interesse dos alunos.

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Biografia do Autor

Gilmara da Silva Freire, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda pelo programa de pós-graduação em agricultura e Biodiversidade - PPGAGRI, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

https://orcid.org/0000-0001-8374-6876

Rubiana Passos Custódio Bandeira, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Biologia - DBI/UFS. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciencias e Matemática - PPGECIMA/UFS.

https://orcid.org/0000-0002-1621-2521

Yzila Liziane Farias Maia de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Biologia - DBI/UFS. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciencias e Matemática - PPGECIMA/UFS.

https://orcid.org/ 0000-0003-4125-0340

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

da Silva Freire, G., Passos Custódio Bandeira, R., & Farias Maia de Araujo, Y. L. (2021). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM MINI-HERBÁRIO. HOLOS, 8, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2021.5641

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