UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA UNESCO (1966-2008)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.4332

Palabras clave:

Políticas educacionais, qualidade da educação, avaliação em larga escala, UNESCO, América Latina.

Resumen

A qualidade da educação vem sendo objeto de pesquisas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, especialmente, a partir dos anos 1990, associada intimamente ao projeto de “Educação Para Todos - EPT” e identificada como um direito humano fundamental. Analisamos concepções teóricas sobre a qualidade da educação na América Latina, a partir de publicações da UNESCO, entre 1966 e 2008, através da metodologia histórico-crítica. Nosso objetivo principal neste trabalho foi apresentar concepções teóricas sobre qualidade da educação que se destacaram nas pesquisas da UNESCO sobre a América Latina. Podemos evidenciar nas publicações da UNESCO e dos seus órgãos regionais, as influências dos paradigmas positivista, do comportamentalista-behaviorista e da pedagogia das competências, preferindo uma concepção sobre a qualidade da educação através de uma forma operacional (de dimensões) e de indicadores. Constatamos, também, que a maior parte das concepções teóricas sobre a qualidade educacional latino-americana prescinde de uma base filosófica na sua definição conceitual. 

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Biografía del autor/a

Edson Leandro Hunoff Tavares, PPG em Educação da UNISINOS

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Graduou-se em História pela Faculdade Porto-alegrense de Educação, Ciências e Letras - FAPA

Berenice Corsetti, PPG em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Graduação em História pela Univesidade de Caxias do Sul (1968), Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Unversidade estadual de campinas (1998 e 2010). É Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ e Profª Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS no PPG em Educação, na Linha de Pesquisa "Educação, História e Políticas" . Integra o Comitê de Ética em Pesquisa da UNSINOS. Desenvolve investigações em temáticas relaconadas à História da Educação e às Políticas Educacionais.

 
 

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Publicado

03/12/2019

Cómo citar

Tavares, E. L. H., & Corsetti, B. (2019). UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA UNESCO (1966-2008). HOLOS, 1, 1–18. https://doi.org/10.15628/holos.2019.4332

Número

Sección

ARTIGOS

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