UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA UNESCO (1966-2008)
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.4332Palavras-chave:
Políticas educacionais, qualidade da educação, avaliação em larga escala, UNESCO, América Latina.Resumo
A qualidade da educação vem sendo objeto de pesquisas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, especialmente, a partir dos anos 1990, associada intimamente ao projeto de “Educação Para Todos - EPT” e identificada como um direito humano fundamental. Analisamos concepções teóricas sobre a qualidade da educação na América Latina, a partir de publicações da UNESCO, entre 1966 e 2008, através da metodologia histórico-crítica. Nosso objetivo principal neste trabalho foi apresentar concepções teóricas sobre qualidade da educação que se destacaram nas pesquisas da UNESCO sobre a América Latina. Podemos evidenciar nas publicações da UNESCO e dos seus órgãos regionais, as influências dos paradigmas positivista, do comportamentalista-behaviorista e da pedagogia das competências, preferindo uma concepção sobre a qualidade da educação através de uma forma operacional (de dimensões) e de indicadores. Constatamos, também, que a maior parte das concepções teóricas sobre a qualidade educacional latino-americana prescinde de uma base filosófica na sua definição conceitual.
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