AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM NATAL-RN (1957-1964)
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.4179Palavras-chave:
Políticas educacionais, Educação popular, Cidade educadora, Djalma MaranhãoResumo
Este artigo analisa as políticas de educação no município de Natal, Rio Grande do Norte, entre os anos de 1957 e 1964. Ao mesmo tempo busca uma reflexão sobre os modos como tais políticas foram elaboradas e executadas pela Prefeitura Municipal de Natal numa perspectiva da Educação Popular. Assumimos uma abordagem qualitativa, contemplando análise documental, bibliográfica, utilizando elementos do paradigma indiciário no viés da História Cultural. A pesquisa evidenciou que o processo histórico existenciado em várias dimensões pela sociedade natalense, em meados do século XX, floresceu a partir de três raízes: a) participação e diálogo entre a prefeitura e a população natalense; b) construção e reconstrução das práticas pedagógicas priorizando, em seus programas de ação, a alfabetização para todos; c) democratização da cultura. Essas raízes transformaram a Cidade de Natal, durante os sete anos da administração Djalma Maranhão em uma cidade educadora e as políticas educacionais elaboradas e executadas pela equipe dessa gestão em políticas de educação popular.
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