O JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE UM RPG PARA TRABALHAR O CONCEITO DE MOEDA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul
  • Hélio Rosetti Jr
  • Gustavo Perini do Amaral
  • Carlos Adriano Martins
  • Carlos Fernando Araújo Jr

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3607

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Jogo, RPG, Conceito de moeda

Resumo

As aulas de matemática podem reunir importantes discussões a respeito de finanças, das operações monetárias e dos significados em torno da moeda/dinheiro. O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a questão do dinheiro e do estudo da moeda, em aulas de matemática, no contexto da sala de aula. Além disso, iremos demonstrar um jogo desenvolvido, construído na plataforma RPG Maker VX, que teve o objetivo de promover a investigação e o debate entre professor e aluno em sala de aula. Como resultados preliminares, identificamos que os alunos manifestaram interesse e sensibilidade a respeito do tema moeda/dinheiro, visto que o trato com a moeda/dinheiro se faz presente no dia a dia dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, P.N. de. Dinâmica Lúdica: jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1984.

ALRO, H.; SKOVSMOSE, O.. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BASTOS, A.S.A.M.. Noções de porcentagem, de desconto e de acréscimo na Educação de jovens e adultos. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1999.

D’AMBRÓSIO, U.. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FREIRE, P.. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GROENWALD, C.L.O.; SILVA, C.K.; MORA, C.D.. Perspectivas em Educação Matemática. ACTA SCIENTIAE, v.6, n.1, p. 37 – 55, Canoas, RS: Editora Ulbra, jan./jun. 2004.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Brinquet Lemos, 2004.

ROSA, M.. Role Playing Game: uma tecnologia lúdica para aprender a ensinar Matemática. 2004. 170 p. Dissertação (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2004.

SKOVSMOSE, O.; Educação Matemática Crítica: A Questão da Democracia. Tradução de Abgail Lins e Jussara de Loiola Araújo. 3. ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 2010.

SKOVSMOSE, O.. Matemática em ação. In: BICUDO, M. e BORBA, M.C. (ORGS.) Educação matemática: pesquisa em movimento, p.30-57. São Paulo: Cortez, 2004.

SKOVSMOSE, O.. Landscapes of Investigation. ZDM, v. 33, n. 4, p.123-132, ago. 2001.

Downloads

Publicado

13/01/2016

Como Citar

Schimiguel, J., Rosetti Jr, H., Perini do Amaral, G., Martins, C. A., & Araújo Jr, C. F. (2016). O JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE UM RPG PARA TRABALHAR O CONCEITO DE MOEDA NO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS, 8, 113–121. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3607

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.