MONITORAMENTO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9564

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Enquadramento, CONAMA 357/2005

Resumo

A demanda atual por mecanismos de gestão de recursos hídricos que considerem a quantidade e qualidade das águas tem sido prioridade, já que se trata de um recurso de extrema importância à manutenção da vida e à continuidade das atividades econômicas. A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul é responsável pelo abastecimento de milhões de pessoas e indústrias ao longo dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Devido a sua importância, é necessário o monitoramento contínuo visando verificar se suas águas estão adequadas para seus múltiplos usos e para manter a sua qualidade ecossistêmica. Nesse contexto, o objetivo principal do presente trabalho foi analisar alguns parâmetros de qualidade de água em um ponto do rio localizado no Baixo Paraíba do Sul, na localidade de Martins Lage, município de Campos dos Goytacazes-RJ, de forma a verificar se a qualidade da água do referido ponto está de acordo com o enquadramento concedido ao trecho do rio em questão. Para isso, foram realizadas coletas ao longo de todo o ano, entre o período de 2015 a 2018. As análises foram realizadas no Laboratório de Análise e Monitoramento das Águas, do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes. Com os resultados obtidos, foi possível observar variações ao longo dos anos em todos os parâmetros, porém, em sua maioria, eles se encontram dentro da classificação do trecho (água doce/classe III) segundo legislação vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luana Santana Cintra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Carolina Ramos de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Bruna Barbosa Pinheiro Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

David de Andrade Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Engenheiro de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Mestre em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Doutorando em Planejamento Ambiental no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ

Vicente de Paulo Santos Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. 

Thiago Moreira de Rezende Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Mestrado e Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Referências

Agência Nacional das Águas. (ANA). (2018a). Estudos Auxiliares para Gestão de Risco de Inundações. Rio Paraíba do Sul. Acessado em 10 de julho 2019, de http://gripbsul.ana.gov.br/Hidrografia.html.

Agência Nacional e Águas. (ANA). (2018b). Conjuntura de Recursos Hídricos no Brasil. Acessado em 23 de setembro, 2018, de http://www.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursoshidricos.

APHA – American Public Health Association; AWWA - American Water Works Association; WEF - Water Environment Federation. Standard Methods for the examination of water and wastewater. 21st edition. 2005.

BRASIL.(1997). Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Diário Oficial da União, Brasília, D.F., 1o de setembro de 1997. Seção 1, p.470.

CAVALCANTI, Bianor Scelza; MARQUES, Guilherme R. Garcia. Recursos hídricos e gestão de conflitos: A bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul a partir da crise hídrica de 2014-2015. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, v. 15, n. 1, p. 04-16, 2016.

CEIVAP - Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. (2019). http://www.ceivap.org.br.

CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Relatório de Qualidade das Águas Interiores no Estado de São Paulo 2017. São Paulo, 2018. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/wp-content/uploads/sites/12/2018/06/Relatorio-de-Qualidade-das-aguas-Interiores-no-Estado-de-São-Paulo-2017.pdf Acessado em 06 de maio de 2019.

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (CETESB). Apêndice E Significado Ambiental e Sanitário das Variáveis de Qualidade das Águas e dos Sedimentos e Metodologias Analíticas e de Amostragem. Recuperado em 10 de julho de 2019. Disponível: https://cetesb.sp.gov.br/aguasinteriores/wpcontent/uploads/sites/12/2017/11/Apendice-E Significado-AmbientalSanitario-das-Variaveis-de-Qualidade-2016.pdf.

Resolução CONAMA n. 357, de 17 de março de 2005 (2005). Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF.

COSTA, Julie Barnes de Souza et al. Determinação de As, Cd, Pb e Zn por voltametria no médio curso do Rio Paraíba do Sul–Itatiaia–RJ. 2017.

DEMANBORO, A. C. Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Macrometrópole Paulista-Bacia do Rio Paraíba do Sul. (2015). Sociedade & Natureza, 27(3).

FACIOLI, Mariana da Costa; BEZERRA, Gustavo. Bacia do Rio Paraíba do Sul: Conflitos no Processo Pré-enquadramento de Rios Federais em Classes de Uso. In: XXI Simpósio Brasileiro De Recursos Hídricos, 11., 2015, Brasília. Anais. Brasília: Abrh, 2015. p. 3 - 8.

FUNASA - Fundação Nacional de Saúde. Manual Prático de Análise de Água. 4ª edição. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/site/wp content/files_mf/manual_pratico_de_analise_de_agua_2.pdf Acessado 06 de maio de 2019.

GONÇALVES, Fabrícia Moreira. Bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul: avaliação integrada da qualidade das águas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 2016.

HORTON, R.K. 1965. An index number system for rating water quality. J. Water Poll.Cont. Fed., 3: 300–305.

Instituto Estadual do Ambiente (INEA). (2018). Gestão da Qualidade das Águas. Acessado em 29 de abril de 2019,em:http://www.inea.rj.gov.br/Portal/MegaDropDown/Monitoramento/Qualidadedaagua/index.htm&lang=PT-BR.

PACHECO, Felipe S. et al. Water quality longitudinal profile of the Para?ba do Sul River, Brazil during an extreme drought event. Limnology And Oceanography, S.i., v. 62, n. 1, p.131-146, 07 jun. 2017. Doi: 10.1002/lno.10586

PIRATOBA, Alba Rocio Aguilar et al. Caracterização de parâmetros de qualidade da água na área portuária de Barcarena, PA, Brasil. Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal Of Applied Science, [s.l.], v. 12, n. 3, p.435-445, 2 maio 2017. Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrograficas (IPABHi). http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1910.

ROCHA, Elisandro Santos. et al. Análise Microbiológica da Água de Cozinhas e/ou cantinas das Instituições de Ensino do Município de Teixeira de Freitas (Ba). Revista Baiana de Saúde Pública. v.34, n.3, p.694-705, 2010.

SOUZA, Claudinei Fonseca et al. Avaliação da qualidade da água do rio Paraíba do Sul no município de Taubaté-SP. Revista Biociências, v. 16, n. 1, 2010.

TUNDISI, J.G. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções. Estudos Avançados, v.22, n.63, p.7-16, 2008.

VON SPERLING, Marcos. Estudos e Modelagem da Qualidade de Água de Rios: Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

Downloads

Publicado

19/08/2020

Como Citar

Cintra, L. S., de Oliveira, C. R., Pinheiro Costa, B. B., Costa, D. de A., Santos Oliveira, V. de P., & de Rezende Araújo, T. M. (2020). MONITORAMENTO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ. HOLOS, 5, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9564

Edição

Seção

ARTIGOS