O DESVELAR DA ÁFRICA EM CRIAÇÕES ARTÍSTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tânia Mára Souza Guimarães Souza Guimarães Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Sueli Teresinha Abreu-Bernardes Universidade de Uberaba - UNIUBE http://orcid.org/0000-0003-3731-521X

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3592

Palavras-chave:

Arte africana, afro-brasileira, Livros didáticos, Ensino Fundamental, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa de mestrado em educação e apresenta a análise de criações artísticas africana e afro-brasileira presentes em livros didáticos de História do Ensino Fundamental, em uma cidade do Triângulo Mineiro, durante o período de 2011 a 2013. As análises das expressões encontradas fundamentaram-se em princípios da pesquisa fenomenológica, segundo Bicudo. Observou-se, nas imagens, a predominância de expressões da arte pré-histórica, das máscaras africanas e de imagens que remetem à escravidão, dificultando o trabalho de valorização da identidade, da história e da cultura dos afro-brasileiros. Estudos interdisciplinares com a Arte e a História são, ainda, tênues. 

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Biografia do Autor

Tânia Mára Souza Guimarães Souza Guimarães, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE; Pós-Graduada em Alfabetização pela Universidade Castelo Branco; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Inspetora Educacional do Município de Uberaba e Professora do Ensino Fundamental I e II de 2001 a 2008. 

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro de 2008 até a presente data, atuando na Pró-Reitoria de Ensino na Coordenação de Apoio ao Ensino.

 

 

Sueli Teresinha Abreu-Bernardes, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutora em Educação e Mestre em Educação Brasileira pela UFG, Mestre em Ciências e Valores Humanos pela UNIUBE; Licenciada em Filosofia. Professora titular da UNIUBE, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e nos cursos de licenciatura em EAD. Atualmente coordena, no âmbito da UNIUBE, os projetos de pesquisa: Estudos acadêmicos sobre o professor no Centro-este/FAPEMIG/CNPq, em parceria com UFG, UFMS, UFMT, UFT, UnB, UFU, UEG e UNIUBE; o Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular/CAPES-OBEDUC e FAPEMIG. É membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia; do Observatorio Internacional de la Profesión Docente - OBIPD, da Universidade de Barcelona; da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, da Federação de Arte Educadores-FAEB e da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste - REDECENTRO. É membro do Conselho Científico e parecerista de diversos periódicos. Tem experiência nas áreas de Arte, Educação e Filosofia, com ênfase nos estudos interdisciplinares e em metodologia da pesquisa qualitativa em educação, dedicando-se, sobretudo, aos seguintes temas: interdisciplinaridade, fenomenologia bachelardiana, filosofia da educação, interações arte-filosofia-educação e estudos sobre o professor. 

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Publicado

20/04/2016

Como Citar

Souza Guimarães, T. M. S. G., & Abreu-Bernardes, S. T. (2016). O DESVELAR DA ÁFRICA EM CRIAÇÕES ARTÍSTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS, 2, 337–346. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3592

Edição

Seção

ARTIGOS

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