UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO PRIMEIRO ESTADO AFRO-AMERÍNDIO DA AMÉRICA: O HAITI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3222

Palavras-chave:

Haiti, Educação, Cultura, Resistência, Alternativas

Resumo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal, abordar os principais problemas educacionais vividos por longas décadas no Haiti à luz da análise e investigação bibliográfica. Neste trabalho, partimos com a reflexão em torno do exemplo da incansável luta que rompeu com o com o sistema escravagista no ano de 1804 e o país tornou-se a primeira República Negra livre no mundo. Entretanto, até o presente momento, infelizmente não conseguiu erguer um sistema educativo capaz de dar respaldo ao mais simples problemas de educação deste país. Acreditamos que, os possíveis caminhos para a mudança no campo da Educação deve partir dos pressupostos éticos-morais voltados para a valorização e transformação da sociedade haitiana como um todo. Com base nessa perspectiva, é fundamental o papel do educador frente aos problemas educacionais do Haiti; uma vez que o educador poderá ser protagonista, capaz de apresentar e articular ideias, propostas e alternativas para transformar a realidade vivida, na coletividade através da ação e reflexão sobre as causas. O artigo se termina propondo uma possibilidade de alternativa de educação, e também aponta para a necessidade do comprometimento de chamar todos os concidadãos, sejam eles que residem na diáspora ou não, a contribuir-se com a qualidade da educação. Assim, poderemos esperar um Haiti livre, soberano, solidário, sem miséria, ou seja, um Haiti próspero onde haja lugar para a educação possa  ser uma ferramenta indispensável para a transformação desta sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renel Prospere, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI-Frederico Westphalen

Doutor em Educação ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Pós doutorando em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI-Frederico Westphalen

Cláudia Battestin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI-Frederico Westphalen

Professora do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI-Frederico Westphalen

Referências

ARISTIDE, J.B. Investir dans l´Humain. Imprimerie Henri Deschamps, Port au Prince, 2000.

CONSTANT, M. La convergence créole-français est-elle possible en Haïti ? In: Robert CHAUDENSON, Français et Créoles: Du partenariat à des Didactiques Adaptées. p. 127-152. OIF, l’Harmattan, 2007.

CONSTANT, M. La Professionalization des Enseignants de l´education de Base: les Recrutments sans Formation Inicial. l´Harmattan, 2007.

CORTINA, A. Cidadãos do mundo: para uma teoria de cidadania. (Trad. Silvana C. Leite). Loyola, São Paulo, 2005.

DUGÉ, J.A. Éducation et Développement en Haiti: Bilan et proposition. In. SAINT-ÉLOI, R. e TROUILLOT, L. Refonder Haiti? Mémoire d´encriere: Montréal, Québec, 2010. p.143-148.

FANON, F. Os Condenados da Terra. Trad. Enilce Abelgaria Rocha e Lucy Magalhães – Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.

FORNET-BETANCOURT, R. Interculturalidade: críticas, diálogos e perspectivas. Trad. Angela T. Sperb: São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.

HURBON, L. O Deus da Resistência negra: o vodu haitiana.(trad.Valdecy Tenório). São Paulo, Paulinas, 1987.

HAITI: Constitution, 1987. Disponível em: http://pdba.georgetown.edu/constitutions/haiti/haiti1987.html. Acessado em 08/12/08.

MENDEZ, J.M.M. Educação intercultural e justiça cultural. (Trad. Antonio Sidekum). São Leopoldo: Nova Harmonia, 2009.

RAMÃO, J.E. Educação. In. STRECK, D. …[et al.] (orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008, p.150-151

SANTOS, M.E.V.M. Que Cidadania? Tomo II. Santos-Edu: LISBOA, 2005.

SCHEINOWITZ,C. ...[et.al] (Orgs). Haiti: 200 anos de distopias, diásporas e utopias de uma nação americana. Feira de Santa: UEFS, 2004.

Downloads

Publicado

09/09/2016

Como Citar

Prospere, R., Bergamo, E., Battestin, C., & Nogaro, A. (2016). UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO PRIMEIRO ESTADO AFRO-AMERÍNDIO DA AMÉRICA: O HAITI. HOLOS, 4, 401–412. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3222

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.