FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR

Autores

  • João Kaio Cavalcante de Morais Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Giovana Gomes Albino IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3193

Palavras-chave:

Formação docente, Concepções de Ensino, Licenciandos.

Resumo

A formação inicial de professores é uma das temáticas mais recorrentes no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a problemática envolvendo o ensino nas escolas do país. Em meio a esse contexto, a presente pesquisa decorre das inquietações dos autores em entender as concepções que os graduandos do curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN campus Macau apresentam sobre o ensino. Para tanto, evidencia como objetivo analisar essas concepções de ensino ressaltadas pelos sessenta e três (63) alunos participantes. Como critério para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), além do amparo teórico centrado na formação docente que enfatiza o caráter qualitativo da pesquisa. Os resultados mostram que os sujeitos evidenciam duas (2) concepções sobre o ensino:  a primeira pautada na perspectiva tradicional, mais amplamente presente nos discursos; e a segunda centrada na ideia de construção do conhecimento, aproximando-se das abordagens mais progressistas. Em vista de tal cenário, os resultados impulsionam a necessidade de que novos contornos possam ser dispensados à referida formação no curso enfatizado, a fim de que a realidade alcance perspectivas ainda mais amplas sobre o significado da ação de ensinar, do papel do docente nesse fazer e, principalmente, do sentido atribuído ao aluno mediante os processos de ensino e de aprendizagem a que o mesmo se vincula.

Downloads

Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Biologia pelo IFRN Macau. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN campus Natal-Central.

Giovana Gomes Albino, IFRN

Doutora em Educação pela UFRN. Professora do núcleo didático-pedagógico do IFRN.

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Morais, J. K. C. de, & Albino, G. G. (2015). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR. HOLOS, 5, 231–241. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3193

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.