Reflexões Sobre a Elaboração de Materiais Didáticos Digitais Para Parasitologia e Entomologia Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.3159

Palavras-chave:

desenvolvimento de material didático, interdisciplinaridade, ensino de parasitologia e entomologia médica

Resumo

Professores de Parasitologia e Entomologia Médica têm identificado dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem e oportunidades de elaboração de novos materiais didáticos. Assim, nos engajamos em esforços interdisciplinares entre Biologia e Informática para desenvolver materiais didáticos em papel e em formato digital, acessados via computador e internet: um atlas virtual para apoiar as aulas práticas; uma chave de identificação virtual para orientar e apoiar os alunos na identificação taxonômica; e um jogo para estimular a curiosidade dos alunos enquanto se divertem. Fundamentados em teoria Semiótica e de Comunicação, discutimos aspectos de algumas mídias utilizadas na elaboração de materiais didáticos que influenciam sua difusão e acesso ao conhecimento. Em particular, analisamos o que pode ser explorado na migração do papel para o mundo digital (computador + internet). Concluímos com reflexões sobre nossa colaboração interdisciplinar, formas de aproveitar o potencial de tecnologias digitais no ensino, e problemas de acesso às tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (Brasil); Professor do Instituto Metrópole Digital e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento/CNPq.

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Publicado

15/06/2021

Como Citar

Silva, B. S. da. (2021). Reflexões Sobre a Elaboração de Materiais Didáticos Digitais Para Parasitologia e Entomologia Médica. HOLOS, 1, 1–23. https://doi.org/10.15628/holos.2021.3159

Edição

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ARTIGOS

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