IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO CAETANO DO SUL (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2876

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Gestão Pública. Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a percepção dos professores sobre o impacto do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa qualitativa descritiva feita por meio de estudo de caso único em uma escola de Ensino Fundamental de São Caetano do Sul (SP), tendo sido aplicado questionário semi-estruturado junto a doze professores. Os principais resultados evidenciaram que as ferramentas de TIC introduzidas possibilitaram a consulta, pesquisa e produção de informações, viabilização de comunicação e intercâmbio dessas informações entre os participantes (gestão escolar, professores e alunos), além de permitir o desenvolvimento das disciplinas e projetos. Paradoxalmente, embora a utilização de ferramentas de TIC seja grande, a maior parte dos professores (91,7%) pesquisados não possui formação especializada, o que causa, na opinião dos respondentes, a subutilização das ferramentas.

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Biografia do Autor

Alessandra Preto Bitante, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). Mestrado em Educação, Administração e Comunicação Multidisciplinar pela Universidade São Marcos, 
Professora da Graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Ana Cristina de Faria, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós-Doutora em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Professora de Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE e do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UNINOVE.

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP. Professor de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNINOVE.

José Valentin Iglesias Pascual, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Universitário na Universidade Metodista de São Paulo.

Denis Donaire, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)

Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP. Professor da FEA-USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

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Publicado

09/05/2017

Como Citar

Bitante, A. P., Faria, A. C. de, Gaspar, M. A., Pascual, J. V. I., & Donaire, D. (2017). IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO CAETANO DO SUL (SP). HOLOS, 8, 281–302. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2876

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