O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FILANTRÓPICA DA BAHIA/BA

Autores

  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar – UNP, RN.
  • Rosineide Silva dos Santos Universidade Federal da Paraíba – UFPB, PB.
  • Jedídja Hadassa de Santana Varela

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2675

Palavras-chave:

Gestão escolar, Gestão estratégica, Planejamento Estratégico

Resumo

O cenário de constantes mudanças que ocorre nas organizações tem exigido uma gestão ágil e inteligente na qual o planejamento estratégico é crucial como ferramenta de adaptabilidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar como ocorre o planejamento estratégico em uma instituição de ensino filantrópica do Estado da Bahia na percepção de seus gestores chave. Optou-se por um estudo de caso e de campo, de abordagem quantitativo-descritiva. Utilizou-se de questionário e análise documental e os dados coletados foram analisados através de planilhas eletrônicas. Os resultados sinalizam que o planejamento ocorre conforme as definições teóricas da área de gestão escolar e administração, porém, tem-se um paradoxo, pois a instituição pesquisada não pratica planejamento estratégico, mas pratica plano de ação, que tem como
foco as tarefas, atividades e objetivos detalhados para o curto prazo. Nesse caso, levantou-se um questionamento na pesquisa: planos de ação de curto prazo em instituições de ensino conseguem refletir a capacitação dos cidadãos que atuarão na realidade social no futuro?

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Biografia do Autor

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar – UNP, RN. Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, RN.

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar – UNP, RN.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, CE. Professora titular do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar – UNP, RN.

Rosineide Silva dos Santos, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, PB.

Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, PB. Administradora na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, PB.

Jedídja Hadassa de Santana Varela

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, RN.

Referências

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Publicado

21/04/2015

Como Citar

Castro, A. B. C. de, Brito, L. M. P., Santos, R. S. dos, & Varela, J. H. de S. (2015). O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FILANTRÓPICA DA BAHIA/BA. HOLOS, 2, 195–211. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2675

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