ESPORTE COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCATIVA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA

Autores/as

  • Liege Filgueiras Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • karenine Oliveira Porpino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2557

Palabras clave:

Estética, Esporte, Educação.

Resumen

O presente texto constitui-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado realizada no programa de pós-graduação em educação da UFRN. Tem como objetivo discutir o esporte a partir da dimensão do vivido, buscando compreender os significados conferidos à prática esportiva e à experiência estética do atleta como educação. Parte de uma abordagem metodológica centrada na fenomenologia como campo de reflexão e interpretação da experiência vivida. Esse entendimento aponta caminhos para uma reflexão sobre o esporte centrada no corpo do atleta, cujos debates teóricos e as intervenções na Educação Física podem transpor qualquer concepção determinista, por uma educação móvel, sensível e inscrita no corpo em movimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liege Filgueiras Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física (2008), especialização em ensino da Educação Física (2009), mestrado em Educação (2011) e doutorado em Educação (2014), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é docente da rede municipal de Natal e de Parnamirim. É pesquisadora vinculada aos Grupos de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (ESTESIA - UFRN) e Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR - UFRN). Tem experiência na área de Educação Física, Filosofias do corpo, Sociologia do Esporte e das Práticas corporais, Estética e Esporte, atuando e desenvolvendo projetos e pesquisas especialmente nos seguintes temas: corpo, estética, esporte, práticas corporais, fenomenologia e Educação Física.

karenine Oliveira Porpino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua no Curso de Licenciatura em Dança e nos Programas de Pós-graduação em Educação e Artes Cênicas. Tem experiência na área de Artes e Educação Física, com ênfase em Dança, pesquisa os seguintes temas: dança, corpo, educação e estética.

Citas

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas cidades, 2002.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

ELIAS, Nobert; DUNNING, Eric. A busca da excitação, Lisboa: Difel,1992.

LOVISOLO, Hugo. Competição, cooperação e regulações. In: LOVISOLO, Hugo; STIGGER, Marco. Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. 211-217.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Edusp, 2003.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1989.

______. Conversas. Tradução de Fabio Landa; Eva Landa. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.

______. O olho e o espírito. Tradução de Paulo Neves; Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004b.

______. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de. Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corpo sujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005.

PORPINO, Karenine de Oliveira. experiência e conhecimento, 3., 2012, Natal. Anais eletrônicos... Natal: UFRN, 2012. Disponível em: <http://coloquiodocorpo.com.br/>. Acesso em: 5 set. 2012.

RUBIO, Kátia. O imaginário da derrota no esporte contemporâneo. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 18, n. 1, jan./abr. 2006.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1995.

WELSCH, Wolgang. Esporte – Visto esteticamente e mesmo como arte? In: ROSENFILD, D. L. (Org.). Ética e estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

Publicado

21/11/2014

Cómo citar

Silva, L. F., & Porpino, karenine O. (2014). ESPORTE COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCATIVA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA. HOLOS, 5, 64–80. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2557

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

<< < 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.