A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: O JOGO “LEGEND OF ZELDA” NA ABORDAGEM SOBRE MEDIEVALISMO

Autores

  • Dayse Marinho Martins Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade PGCult http://orcid.org/0000-0002-3774-7824
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade PGCult, Programa de pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica- PPGEEB e Departamento de Educação II. http://orcid.org/0000-0002-4432-0271

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.1978

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, jogos digitais, cultura

Resumo

Estudo sobre a utilização metodológica de tecnologias no ensino de História. Com base nas contribuições da Nova História, os jogos eletrônicos são apresentados enquanto recursos psicopedagógicos por representarem situações-problema na compreensão dos conteúdos de forma contextualizada, crítica e globalizante propiciando uma formação para o sujeito histórico, não apenas conteudista e essencialmente conceitual. O trabalho contempla uma pesquisa de cunho qualitativo, focada na análise do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of the time. A abordagem enfoca a análise do conteúdo imagético do game a partir de pressupostos da semiótica, análise do discurso e da relação entre História e Literatura. Com isso, busca apresentar elementos do imaginário medieval presentes no jogo eletrônico que possam ser utilizados na transposição didática do conhecimento histórico referente a esse período nas aulas de História. O estudo mostra que os games podem contribuir para uma intervenção psicopedagógica na abordagem sobre medievalismo no Ensino Fundamental. O jogo The Legend of Zelda: Ocarina of the time evidenciou elementos que aproximam o aluno do medievo: um contexto histórico distante da contemporaneidade. Com isso, representa um importante mecanismo para o ensino de história mediando a relação ensino-aprendizagem numa perspectiva significativa e problematizante.

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Biografia do Autor

Dayse Marinho Martins, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade PGCult

Licenciada em Pedagogia, História e Filosofia, Especialista em Psicopedagogia, História do Brasil, Educação Infantil e Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, Mestra em Cultura e Sociedade – Mestrado Interdisciplinar, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Doutoranda em Políticas Públcias pela UFMA.

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade PGCult, Programa de pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica- PPGEEB e Departamento de Educação II.

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (2011), Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto (2007), Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA (2002). É também Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG (2003), Engenharia de Sistemas pela ESAB (2010) e Educação a Distância pelo UNISEB (2015). Publicou mais de uma centena de artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos, possui ainda livros e capítulos de livros publicados no Brasil e no Exterior. É professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II, é também Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional), atua na linha de Cultura, Educação e Tecnologia (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. É consultor ad hoc e Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA). Atua na área de Educação, Informática na Educação, Metodologia da Pesquisa, Educação a Distância, Formação de Professores e Tecnologia Educativa. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP

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Publicado

12/11/2016

Como Citar

Martins, D. M., & Bottentuit Junior, J. B. (2016). A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: O JOGO “LEGEND OF ZELDA” NA ABORDAGEM SOBRE MEDIEVALISMO. HOLOS, 7, 299–321. https://doi.org/10.15628/holos.2016.1978

Edição

Seção

ARTIGOS

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