CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2012.1060Resumo
O presente artigo constitui-se de uma reflexão teórico-metodológica que teve como objetivo refletir sobre uma experiência pedagógica realizada nas aulas de Educação Física, ministradas no IFRN, no câmpus de Pau dos Ferros, com alunos do 1º ano do ensino médio integrado. Estabelecemos as seguintes questões de estudo: a) O que entendemos por aprendizagem? b) Que caminhos teórico-metodológicos podem ser traçados para que as aulas de Educação Física possibilitem aprendizagens mais significativas? Esse estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza descritiva. Um dos caminhos vislumbrados leva ao entendimento de que a aprendizagem poderá ocorrer de forma significativa quando estiver imbuída de sentidos/significados que contemplem a reflexão, o contexto, a criatividade, a autonomia, os conhecimentos prévios, o planejamento, entre outras categorias que contribuem ativamente para a superação de práticas mecanicistas e do fazer por fazer.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29/01/2013
Como Citar
Batista, A. P., Oliveira, I. P. B., & Melo, J. P. de. (2013). CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN. HOLOS, 6, 237–248. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1060
Edição
Seção
ARTIGOS