POR QUE PROFESSORES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.18948

Palavras-chave:

democracia, docência, educação.

Resumo

O texto reflete sobre o papel essencial e insubstituível dos professores em uma sociedade que, cada vez mais, busca soluções tecnológicas e padronizadas para a educação. Em meio às críticas, exigências contraditórias e tentativas de automação do ensino, defende-se que o professor é o elo humano fundamental na mediação do saber. Argumenta-se que a educação não pode ser reduzida a técnicas ou algoritmos, pois envolve relações, afetos, linguagem e a aposta na educabilidade de todos. O professor, ao acolher a singularidade dos estudantes e guiá-los no contato com os saberes, contribui para a formação democrática e cidadã. Contra o avanço de uma lógica tecnocrática, o autor propõe uma reinvenção do ofício docente como prática de liberdade, criatividade e compromisso com a construção de sentido e de um futuro comum. Ser professor é, afinal, acreditar no poder transformador da palavra, da cultura e da presença humana.

 

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Biografia do Autor

Philippe Meirieu, Université Lumière-Lyon 2, France

Philippe Meirieu é um pedagogo francês, doutor em Letras e Ciências Humanas, professor da Universidade de Lumière-Lyon 2, e autor de diversas obras sobre educação.

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Publicado

16/11/2025

Como Citar

Meirieu, P. (2025). POR QUE PROFESSORES?. HOLOS, 2(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.18948

Edição

Seção

PROFESSORES PARA QUÊ, PARA QUEM E COM QUEM? PROVOCAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E A PRÁXIS

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