POR QUE PROFESSORES?
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2025.18948Palavras-chave:
democracia, docência, educação.Resumo
O texto reflete sobre o papel essencial e insubstituível dos professores em uma sociedade que, cada vez mais, busca soluções tecnológicas e padronizadas para a educação. Em meio às críticas, exigências contraditórias e tentativas de automação do ensino, defende-se que o professor é o elo humano fundamental na mediação do saber. Argumenta-se que a educação não pode ser reduzida a técnicas ou algoritmos, pois envolve relações, afetos, linguagem e a aposta na educabilidade de todos. O professor, ao acolher a singularidade dos estudantes e guiá-los no contato com os saberes, contribui para a formação democrática e cidadã. Contra o avanço de uma lógica tecnocrática, o autor propõe uma reinvenção do ofício docente como prática de liberdade, criatividade e compromisso com a construção de sentido e de um futuro comum. Ser professor é, afinal, acreditar no poder transformador da palavra, da cultura e da presença humana.
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