ATUAÇÃO DOCENTE E VIVÊNCIAS ÉTNICO-RACIAIS DE MULHERES NEGRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17423

Palavras-chave:

Diversidade, Diferença e educação, Relações étnico-raciais, Racismo, Professoras negras

Resumo

Neste trabalho são analisadas percepções de docentes negras sobre si e acerca das relações étnico-raciais em sua vida pessoal e profissional. Partiu-se da abordagem qualitativa de pesquisa em Educação, seguindo princípios da fenomenologia da percepção à luz de Merleau-Ponty (1999), bem como da perspectiva de análise de conteúdo de entrevistas nos moldes de Bardin (2011). As narrativas docentes são manifestações tanto de trajetórias condicionadas por preconceitos e discriminação étnico-raciais quanto de resistências, enfrentamentos e superação, sobretudo, em função da conclusão de estudos, formações acadêmicas e atuação na Educação. Esses três aspectos demonstram a importância do papel dessas professoras na desconstrução do imaginário anacrônico, imoral e ilegal que marca práticas racistas ainda difusas na sociedade e na escola.

 

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Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada e Bacharel em História. Mestre e Doutora em Educação.

Lucélia Silva Feliciano

Graduada em Pedagogia, mestre e doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da rede pública estadual do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

01/11/2024

Como Citar

Azevedo, C. B., & Silva Feliciano, L. (2024). ATUAÇÃO DOCENTE E VIVÊNCIAS ÉTNICO-RACIAIS DE MULHERES NEGRAS. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17423

Edição

Seção

ARTIGOS

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