COMPETÊNCIAS DIGITAIS E EMOCIONAIS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA A EQUIDADE SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17412

Palavras-chave:

competências digitais, competências emocionais, inteligência emocional, formação de professores, equidade social

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender as competências digitais e emocionais dos professores em formação contínua e a sua perceção relativamente à capacidade de as colocar ao serviço de uma educação mais equitativa. Participaram 98 professores de duas universidades do Estado de Puebla, México. Os dados foram recolhidos durante o ano letivo de 2022-2023 através de um questionário específico baseado na ferramenta SELFIE e no TMMS-24. Os resultados mostram que as competências digitais dos professores precisam ser abordadas especificamente e que é necessário refletir mais sobre as necessidades e os usos sociais da digitalização da educação. Por sua vez, os professores reconhecem a importância de possuir os conhecimentos necessários para utilizar as tecnologias no ensino de forma consciente, crítica e democrática. No entanto, necessitam de formação suficiente para o novo paradigma educativo.

 

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Publicado

01/11/2024

Como Citar

Gaeta González, M. L. (2024). COMPETÊNCIAS DIGITAIS E EMOCIONAIS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA A EQUIDADE SOCIAL. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17412

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