A EXPERIÊNCIA DE UM CONSELHO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO – COREDE – NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Lucas Veiga Ávila Universidade Federal Santa Maria - UFSM
  • Claudia Cristina Wesendock, Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Docente do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • João Serafim Tusi Da Silveira Docente do Programa de Mestrado PPGEO - URI Sânto Angelo
  • Rodrigo Belmonte Da Silva Docente do Programa de Pós-graduação do Instituto Federal Farroupilha Campus de São Vicente do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1295

Resumo

Este artigo relata à experiência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Jaguari/RS na elaboração do Planejamento Estratégico Regional, tentando associá-la à ótica dos modelos de desenvolvimento de Barquero (2001) e Boisier (1995), desde o diagnóstico das potencialidades e carências apresentadas pela região e discutidas amplamente, principalmente pela equipe técnica e lideranças dos municípios abrangidos. No que se refere ao desenvolvimento regional, recomenda-se que os gestores públicos atuem com visão estratégica, envolvendo os atores regionais no desenvolvimento de ações conjuntas. Também, ressalta-se que as iniciativas de desenvolvimento devem começar particularmente em cada região, potencializando os fatores locais e promovendo sinergia de esforços no sentido de desenvolver novas fontes de recursos e possibilidades para o desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Veiga Ávila, Universidade Federal Santa Maria - UFSM

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Pesquisador do Mapa Estratégico do Ensino Superior - MEES

Claudia Cristina Wesendock,, Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Mestre em Desenvolvimento - UNIJUI

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Docente do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Agronegócios pela UFRGS

João Serafim Tusi Da Silveira, Docente do Programa de Mestrado PPGEO - URI Sânto Angelo

Doutor em Engenharia da Produção UFSC

Rodrigo Belmonte Da Silva, Docente do Programa de Pós-graduação do Instituto Federal Farroupilha Campus de São Vicente do Sul/RS

Mestre em Engenharia da Produção UFSM

Referências

ALLEBRANDT, Sérgio L. A cidadania e o processo de desenvolvimento local e regional: um estudo sobre a atuação dos conselhos municipais e regionais de desenvolvimento do RS, de 1990 a 2007. Santa Cruz do Sul, 2007 [projeto de tese].

AMARAL FILHO, J. A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Planejamento e Políticas Públicas. n. 23, p. 261-286, jun. 2001.

BARQUERO, Antonio. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: Editora da Universidade, FEE, 2001.

BOISIER, S. et Alli. Sociedad civil, actores sociales y desarrollo regional. — Santiago de Chile: ILPES/DPPR, 1995.

BOISIER, S. Política econômica, organização social e desenvolvimento regional. In: HADDAD, P. R. (Org.), 1989.

BOISIER, Sérgio. Desenvolvimento. In: Siedenberg, D. R. Dicionário desenvolvimento regional. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, 1995.

DUGGAN, William. The art of what works: How success really happens, McGraw-hill: 1 edition. 2003.

FERNANDES, José. Considerações sobre os Conselhos Regionais de Desenvolvimento propostos no Programa. Revista POVO GRANDE DO SUL - Governo Alceu Collares/João Gilberto. Santa Maria, 1991.

GOVERNO DO ESTADO DO RS. Decreto N° 45.593, de 10.04.08. Porto Alegre, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE. Produtos IBGE. 2004. Disponível em Acesso em Abril/2011.

LIMA ANDRADE, J. R. Uma estratégia alternativa de desenvolvimento regional: o turismo no Estado de Sergipe. Curitiba, 1997. Dissertação (Mestrado) – UFPR.

MIRANDA, Henrique e all. Diagnóstico rápido participativo das reservas de desenvolvimento sustentável Alcobaça e Pucuruí-Ararão. Belém, convênio SECTAM / ELETRONORTE / POEMA, 2007.

MORAES, Jorge Luiz Amaral de. Capital social e políticas públicas para o desenvolvimento regional sustentável. Revista Centro de Ciências Administrativas, UNIFOR. Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 196-204, dez. 2003.

OLIVEIRA, Gilson Batista de. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista da FAE, Curitiba, v.5, n.2, p.41-48, maio/ago. 2002.

SILVEIRA, João Tusi da. Integração da piscicultura com a fruticultura fertirrigada em pequenas propriedades rurais do Vale do Jaguari/RS. Brasília. Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional 2010 - N.059_Cod000528; 2010.

TOLOSA, Hamilton C. Pólos de crescimento: teoria e política econômica. São Paulo. EGRT. 1972.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

21/05/2013

Como Citar

Ávila, L. V., Wesendock, C. C., Madruga, L. R. da R. G., Da Silveira, J. S. T., & Da Silva, R. B. (2013). A EXPERIÊNCIA DE UM CONSELHO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO – COREDE – NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. HOLOS, 2, 115–132. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1295

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)