QUESTÃO AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTROVÉRSIAS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.1700

Palavras-chave:

Educação do Campo, Questão agrária, Direitos, Espaços

Resumo

Objetiva analisar as controvérsias e perspectivas acerca da questão agrária no Brasil. Foram utilizados procedimentos teórico-metodológicos da revisão de literatura e da análise documental. Percebe-se que o Brasil tem suas raízes históricas, políticas, econômicas e culturais marcadas pela dimensão e questão agrária, sendo possível identificar diferentes momentos, quais sejam do período de transição da Monarquia à República, do Estado oligárquico ao populista, deste último ao militar, durante a crise do militarismo e nos movimentos e partidos que desde o final dos anos de 1970, vêm lutando para que o Estado formule e implemente políticas públicas de natureza agrária que desenvolvam ações socialmente referenciadas. Conclue-se que as orientações políticas acerca da educação rural vêm mostrando a necessidade de se melhorar a qualidade social da educação nos países Latino-Americanos, onde os índices de pobreza ainda são elevados e a questão do acesso educacional ainda continua pendente. Em meio às controvérsias, percebe-se que a partir dos anos de 1980 o movimento social e sindical do campo foi se fortalecendo em sua capacidade de luta e de organização político-ideológica, acentuando-se em 1990, quando se desencadearam discussões e proposições acerca da educação para os camponeses e trabalhadores rurais. Considerada uma conquista histórica, a política de educação do campo se tornou oficialmente pública e governamental em 2002, por meio da aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.

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Biografia do Autor

Márcio Adriano Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Mestrado em Educação (UFRN); Especialista em Processos Educacionais (UFRN) e graduado em Pedagogia (UFRN). Desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação de políticas públicas, Política e Gestão da educação, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos no contexto da diversidade. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN/Campus - Natal, atuando na área de políticas de educação profissional e formação docente.

Igor Rasec Batista Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É Professor de Geografia na rede pública estadual de educação básica do Rio Grande do Norte - Secretaria da Educação e da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN). Tem como principal interesse investigativo os temas: circuito espacial da produção têxtil, círculos de cooperação, meio técnico-científico-informacional, especializações territoriais produtivas e formas-conteúdo pretéritas no Nordeste brasileiro.

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Publicado

09/02/2018

Como Citar

Azevedo, M. A., & Azevedo, I. R. B. (2018). QUESTÃO AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTROVÉRSIAS E PERSPECTIVAS. HOLOS, 1, 237–245. https://doi.org/10.15628/holos.2018.1700

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