DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA DETECTAR ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NO AUTISMO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.16817

Palavras-chave:

Comunicação em saúde, Tecnologia educativa, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O Transtorno Autístico é um distúrbio que causa prejuízos na linguagem, no comportamento e na interação social. Esta pesquisa trata-se de um estudo metodológico que objetivou o desenvolvimento de uma Tecnologia Cuidativo- Educacional – TCE (jogo de tabuleiro), direcionada para os pais e/ou cuidadores, acerca das alterações fisiológicas presentes no autismo infantil. Realizou-se as seguintes etapas analisadas de acordo com o objetivo do jogo: (1) levantamento do conteúdo necessário, através da coleta de dados; (2) seleção do conteúdo e das imagens; (3) definição do design; (4) desenvolvimento da TCE. Como resultado tem-se um jogo interativo com 20 cartas, sendo 10 cartas-pergunta e 10 cartas-respostas; um tabuleiro contendo 30 casas; um manual de instruções; um dado e três pinos usados para avançar durante a partida. Concluiu-se que a TCE “Sinalizando o Autismo” configura-se como uma ferramenta didática, atual e que será de suma importância para o entendimento das sintomatologias das crianças com Transtorno do Espectro Autista -TEA.

 

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Biografia do Autor

Larissa Barbosa de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestranda em Ciências Morfofuncionais, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior (lato sensu), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (lato sensu), pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR). Atuou como Bolsista em Programas de Iniciação Científica e de Docência (PIC/EBSERH e PIBID). Possui experiência na área de desenvolvimento de tecnologias educacionais.

José Ferreira Lima Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

O professor possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2003); título de especialista em Saúde Coletiva pelo Conselho Federal de Odontologia (2006); especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior (2008); mestrado em Odontologia Preventiva e Social / Saúde Coletiva pela UFRN (2005) e doutorado em Biotecnologia em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2012). É docente da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo sido concursado para a área de Saúde Coletiva e concluiu estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2016.

Rayrla Cristina de Abreu Temoteo, Universidade Federal de Campina Grande

Professora na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC/UFCG). Foi docente no Instituto Federal da Paraíba (IFPB, Campus Avançado João Pessoa Mangabeira). Doutora em Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Área de concentração ? Enfermagem na Atenção à Saúde). Mestra em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública.

Letícia Carvalho Benitez, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (2004), mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e doutorado em Fisiologia Vegetal pela mesma Instituição (2012). Durante o período de doutorado desenvolveu parte dos trabalhos de tese na Escuela Técnica Superior de Ingenieros Agrônomos (E.T.S.I.A) da Universidad Politécnica de Madrid/Espaa (UPM), em estágio sanduíche PDEE (CAPES). Foi bolsista de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal/UFPel pela modalidade DOCFIX - CAPES/FAPERGS. Atualmente é Professora do Magistério Superior da Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza (UACEN) do Centro de Formação de Professores (UFCG) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante a Pós graduação adquiriu experiência em pesquisas nas áreas de Fisiologia Vegetal, Ecofisiologia, Biologia Molecular e Biotecnologia Vegetal, atuando, principalmente, nas temáticas de estresse abiótico, estresse oxidativo, caracterização morfológica e molecular de plantas para tolerância a estresses e expressão gênica diferencial. Atualmente, vem desenvolvendo, também, projetos voltados para a caraterização fitoquímica e atividade biológica in vitro e in vivo de plantas medicinais. Desde agosto de 2021 é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CFP/UFCG.

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Publicado

12/11/2024

Como Citar

Barbosa de Freitas, L., Ferreira Lima Júnior, J., Cristina de Abreu Temoteo, R., & Carvalho Benitez, L. (2024). DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA DETECTAR ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NO AUTISMO INFANTIL. HOLOS, 2(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.16817

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