DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA DETECTAR ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NO AUTISMO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.16817Palavras-chave:
Comunicação em saúde, Tecnologia educativa, Transtorno do Espectro AutistaResumo
O Transtorno Autístico é um distúrbio que causa prejuízos na linguagem, no comportamento e na interação social. Esta pesquisa trata-se de um estudo metodológico que objetivou o desenvolvimento de uma Tecnologia Cuidativo- Educacional – TCE (jogo de tabuleiro), direcionada para os pais e/ou cuidadores, acerca das alterações fisiológicas presentes no autismo infantil. Realizou-se as seguintes etapas analisadas de acordo com o objetivo do jogo: (1) levantamento do conteúdo necessário, através da coleta de dados; (2) seleção do conteúdo e das imagens; (3) definição do design; (4) desenvolvimento da TCE. Como resultado tem-se um jogo interativo com 20 cartas, sendo 10 cartas-pergunta e 10 cartas-respostas; um tabuleiro contendo 30 casas; um manual de instruções; um dado e três pinos usados para avançar durante a partida. Concluiu-se que a TCE “Sinalizando o Autismo” configura-se como uma ferramenta didática, atual e que será de suma importância para o entendimento das sintomatologias das crianças com Transtorno do Espectro Autista -TEA.
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