UTILIZANDO O EDMODO COMO RECURSO TECNOLÓGICO ASSOCIADO À METODOLOGIA TRADICIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Miquéias Rodrigues Barbosa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Kézia Cristiane de Mendonça Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Kleber Araújo dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7669

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a Distância.

Resumo

Neste artigo, discorreremos sobre uma pesquisa realizada com o propósito de verificar a eficácia do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem como recurso tecnológico associado à metodologia tradicional de ensino, na disciplina de matemática. A referida pesquisa ocorreu em uma turma da 1ª série do ensino médio de uma escola estadual no município de Natal/RN e para sua implementação utilizou-se a rede social educativa EDMODO, visto que essa plataforma reúne características essenciais à realização do trabalho proposto, que consistiu na aplicação de um curso de nivelamento de conteúdos da disciplina de matemática, utilizando as concepções do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação e da Educação a Distância, fazendo uso de materiais como: textos, vídeos, imagens e links para a internet. Os dados coletados na pesquisa apontam como resultados a melhoria na participação dos estudantes nas atividades escolares e, por conseguinte, no desempenho na realização das avaliações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologia e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus,2011.

A melhor maneira para criar quadrinhos. Disponível em: Acesso em: 02 de mar. 2018.

BORBA, Marcelo de Carvalho. Coletivo seres-humanos-com-mídias e a produção do conhecimento matemático. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2002, Curitiba. I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. 2001. V. 1. P. 135-146. Disponível em<http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/borba/borba_coletivos-seres-humanos-com-midias.pdf> Acesso em: 11 jul. 2017.

CAÇÃO, R.; DIAS, P. J. Introdução ao e-learning. 1.ed. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação, 2003. Disponível em: <http://web.spi.pt/madilearning/manual1/IntroducaoaoeLearning-formando.pdf>Acesso em: 15 jul. 2017.

Ensine mais. Aprenda mais. Disponível em: Acesso em: 20 fev. 2018.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2004.

GARBI, Gilberto G. O romance das equações algébricas. 4.ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAIA, L. F.S.; OLIVEIRA, M.V.F. Trabalhos acadêmicos: princípios, normas e técnicas. Natal: Editora do CEFET-RN, 2009.

PANTOJA, A.; ZWIEREWICZ, M. Sociedade da informação, educação digital e inclusão. In: PANTOJA, A.; ZWIEREWICZ, M. (org.) Sociedade da informação, educação digital e inclusão. Florianópolis: Insular, 2007. p. 171-173.

STEWART, Ian. 17 equações que mudaram o mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. Disponível em: <http://lelivros.love/book/download-17-equacoes-que-mudaram-o-mundo-ian-stewart-em-epub-mobi-e-pdf/> Acesso em: 10 jun. 2018.

VALENTE, J. A. (org.) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Downloads

Publicado

24/12/2019

Como Citar

Rodrigues Barbosa, M., de Mendonça Pereira, K. C., & dos Santos, K. A. (2019). UTILIZANDO O EDMODO COMO RECURSO TECNOLÓGICO ASSOCIADO À METODOLOGIA TRADICIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA. HOLOS, 6, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7669

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.