AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Carlos Eduardo Duarte Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1660

Palavras-chave:

Avaliação, aprendizagem, escola, ensino, qualidade

Resumo

A avaliação da aprendizagem escolar, obedecendo a um modelo de sociedade autoritário, tem sido utilizada, equivocadamente, como um instrumento disciplinador e classificatório, fazendo com que a reprovação deixe de ser um caso excepcional para ser uma rotina na escola. Através de uma pesquisa junto aos professores dos anos finais do ensino fundamental, constatou-se que a prática da avaliação nas escolas está muito distante da ação avaliativa diagnóstica e formativa. É preciso – e urgente – uma mudança na postura dos professores no que diz respeito à prática avaliativa para que a escola possa ser, de fato, formadora de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

______ et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANT’ANNA, Ilza M. Por que avaliar? Como avaliar?: Critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

13/01/2016

Como Citar

Duarte, C. E. (2016). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA. HOLOS, 8, 53–67. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1660

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.