AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.1660Palavras-chave:
Avaliação, aprendizagem, escola, ensino, qualidadeResumo
A avaliação da aprendizagem escolar, obedecendo a um modelo de sociedade autoritário, tem sido utilizada, equivocadamente, como um instrumento disciplinador e classificatório, fazendo com que a reprovação deixe de ser um caso excepcional para ser uma rotina na escola. Através de uma pesquisa junto aos professores dos anos finais do ensino fundamental, constatou-se que a prática da avaliação nas escolas está muito distante da ação avaliativa diagnóstica e formativa. É preciso – e urgente – uma mudança na postura dos professores no que diz respeito à prática avaliativa para que a escola possa ser, de fato, formadora de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
______ et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SANT’ANNA, Ilza M. Por que avaliar? Como avaliar?: Critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.