FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES: AS ESCOLAS MODERNAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2023.15839Palavras-chave:
Escolas Modernas, Pedagogia Racionalista, Politecnia da aprendizagem.Resumo
O artigo em tela é produto da conferência pronunciada no II COHEP- PPGEP/2023 pelos autores sobre as experiências pedagógicas racionalistas ocorridas na cidade de São Paulo no início do século XX. Faz-se saber sobre as Escolas Modernas 1 e 2, dirigidas pelos educadores libertários João Penteado e Adelino de Pinho, estas instituições educativas representaram o que melhor materializou no país as reflexões dos militantes anarquistas acerca de um projeto pedagógico da classe e para a classe trabalhadora. A defesa da politecnia e da instrução integral foi a base deste projeto educacional e político interrompido de forma abrupta pela ordem liberal excludente que marcou a 1ª República no Brasil. A metodologia utilizada foi a de análise de fontes primárias e de referências bibliográficas correlatas ao tema. Os resultados consistiram na apresentação dos documentos sobre as Escolas Modernas 1 e 2 existentes no Centro de Memória da Educação da USP.
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