MAUS HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Fábio Henrique Silva Sales
  • Wyllyane Rayana Chaves Carvalho
  • Joacy Montelo dos Santo Junior
  • Darlan Costa Silva
  • Cláudio Mendes Santos

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1180

Resumo

O presente trabalho objetivou avaliar aspectos da alimentação dos estudantes de escolas públicas e identificar os agentes que contribuem para a gênese e permanência dos maus hábitos alimentares. Participaram da pesquisa 610 estudantes, com idades entre 15 e 19 anos, de ambos os sexos. O estudo do tipo analítico e quantitativo foi realizado por meio da aplicação de um questionário aos alunos de três escolas da rede pública na cidade de São Luís do Maranhão em 2008, que abordou os seguintes pontos: hábitos alimentares, estilo de vida, alimentos oferecidos nas lanchonetes das escolas, patologias manifestadas e participação em palestras sobre nutrição e alimentação oferecidas pelas instituições de ensino. Os dados levantados apresentaram um quadro preocupante sobre a alimentação dos estudantes entrevistados. Observou-se a escassez de palestras e intervenções de cunho educativo sobre alimentação saudável no ambiente escolar. Essa ausência de informação coopera para a continuidade de práticas alimentares inadequadas. Além disso, segundo os alunos as lanchonetes ofertam alimentos ricos em açucares, óleos e gorduras, os chamados fast food, consumidos por eles diariamente. Outra prática comum entre os adolescentes e que também foi relatada pelos entrevistados é a substituição das refeições por esses lanches rápidos, maus hábitos alimentares associados diretamente ao surgimento de patologias,como obesidade e sobrepeso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Henrique Silva Sales

Graduado em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestrado e Doutorado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador do Grupo Teórico, cadastrado no CNPq, de Magnetismo e Materiais Magnéticos do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN. Coordenador Regional pelo Estado do Maranhão da Olimpíada Brasileira de Física e da Olimpíada Brasileira de Astronomentil Bragaia e Astronáutica. Lider de dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ, voltados para a Iniciação Científica Junior e o Ensino de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Wyllyane Rayana Chaves Carvalho

Bacharel em Nutrição pela Faculdade Santa Terezinha – CEST Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física - IFMA

Joacy Montelo dos Santo Junior

Graduado em Química - UEPB Professor de Química do C.E. Liceu Maranhense e C.E. Gonçalves Dias

Darlan Costa Silva

Bolsista de Iniciação Científica Junior - FAPEMA

Cláudio Mendes Santos

Bolsista de Iniciação Científico Junior-FAPEMA

Referências

BRITO, F. Nutrição para quem conhece nutrição. Livraria Varela, 1998, São Paulo.

FISBERG, M. – Obesidade na Infância e Adolescência. São Paulo,SP.,Atheneu,2004.

FLANDRIN, M.M. História da Alimentação sob a direção de Jean Louis, tradução de Luciano Vieira Machado, Guilherme J.F. Teixeira. Estação Liberdade, 1998, São Paulo.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J.E.R.P. Controle do Peso Corporal – Composição corporal atividade física e nutrição. Londrina/Pr:Ed Midiograf. 1998, p.12.

GUEDES, D.P.; GUEDES, J.E.R.P.; PAULA, I.G.; STANGANELLI, L.C.R. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: estimativas relacionadas ao sexo, à idade e à classe socioeconômica. Rev. bras. Educ. Fís. Esp. v.20 n.3 São Paulo jul./set. 2006.

MONTENEGRO JUNIOR, R.M.M.; MONTENEGRO, A.P.D.R. Obesidade na infância e na adolescência. Revista da ABESO » Edição nº 38 - Ano VIX - Nº 38 - Mar/2009.

MENDONÇA, R.T –Nutrição: um guia completo de alimentação, práticas de higiene, cardápios, dietas,gestão.1 ed. São Paulo.Rideel,2010.

OLIVEIRA, F. Mudanças de Hábitos retardam desgastes dos órgãos. Saúde é Vida. Editora Abril Cultural. São Paulo, 2006.

SILVA, R.; V.E.; FREITAS, A.C.; SILVA, E.M.G. Saúde Pública Nutricional: o programa nacional de alimentação escolar (novos paradigmas). In: ANGELIS, R.C.; TIRAPEGUI, J. Fisiologia da nutrição humana: aspectos básicos, aplicados e funcionais. São Paulo: Atheneu, 2007. p. 275-310.

VIANA, V.; SANTOS, P.L,GUIMARÃES,M.J. Comportamento e hábitos alimentares em crianças e jovens: Uma revisão da literatura. Psic., Saúde &Doenças. v.9 n.2 Lisboa 2008.

WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3º ed . São Paulo: Atheneu, 2000 vol 1.

ZOTTI, T. Hábitos alimentares de estudantes da rede pública e privada de sete a dezessete anos da região do alto Uruguai catarinense. Revista Primeiros Passos. nº I, Vol I- Setembro de 2005.

Downloads

Publicado

02/08/2014

Como Citar

Sales, F. H. S., Carvalho, W. R. C., dos Santo Junior, J. M., Silva, D. C., & Santos, C. M. (2014). MAUS HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS. HOLOS, 4, 502–511. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1180

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)