DINAMIZANDO E MOTIVANDO O APRENDIZADO ESCOLAR POR MEIO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Francyelle de Menezes Brito Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Porangatu.
  • Mychelle Gonçalves de São-José Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Porangatu.
  • Fabrício Barreto Teresa Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Porangatu; Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas.
  • Luciana de Souza Ondei Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1623

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a eficiência dos jogos pedagógicos para a aprendizagem e o interesse promovido pelo seu uso por meio de uma abordagem experimental. Alunos do Ensino Fundamental (n=72) foram submetidos a um dos três tipos de aulas (tratamentos): (i) aula tradicional; (ii) aula tradicional e aplicação do jogo; (iii) somente aplicação do jogo. Verificou-se que a sala submetida à aula e ao jogo apresentou maior aprendizagem em relação às demais (p<0,04), não havendo diferença entre as salas que tiveram somente a aula tradicional ou somente o jogo (p=0,77). Em uma avaliação da percepção dos alunos com relação ao uso do jogo evidenciou que 82% dos respondentes consideraram as aulas com o uso dos jogos mais atrativas e motivadoras. Desta forma, os resultados evidenciam que, quando combinadas com metodologias tradicionais, as técnicas de ensino/aprendizagem lúdicas podem gerar resultados mais satisfatórios de aprendizagem.

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Publicado

18/04/2015

Como Citar

Brito, F. de M., São-José, M. G. de, Teresa, F. B., & Ondei, L. de S. (2015). DINAMIZANDO E MOTIVANDO O APRENDIZADO ESCOLAR POR MEIO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS. HOLOS, 2, 264–272. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1623

Edição

Seção

ARTIGOS