O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.3255

Palavras-chave:

Ensino de História. EaD. Aprendizagem.

Resumo

O artigo faz um levantamento sobre o ensino de História através da modalidade à distância com o objetivo de identificar os cursos disponíveis, os avanços ocorridos na nos últimos anos, assim como propor uma reflexão sobre estratégias para expansão da aprendizagem online da referida disciplina, tomando como referência o estado do Rio de Janeiro. Foi feito um breve estudo de caso de cursos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que possibilitam a inclusão de estudantes que se interessem por História, independentemente de seu nível de ensino (educação básica, graduação ou pós-graduação). Constatamos que a disponibilidade de cursos na área é crescente desde a Resolução do Ministério da Educação de 2008 que estabeleceu orientações e financiamento para licenciaturas pela modalidade à distância. Hoje há uma grande disponibilidade de cursos em diferentes níveis de ensino, através de instituições públicas e privadas. Acreditamos que estes cursos precisam ser expandidos para o público em geral, para que independente do nível de estudo, as pessoas possam ter maior acesso à aprendizagem de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bechtold, Baldo, Y. P. et al. (2008). O modelo de planejamento para desenvolvimento de curso a distância: a experiência do CEFETE-ES. Instituto Federal Tecnológico do Espírito Santo Campus Serra. Serra, ES.

Behar, Patrícia Alejandra. (2009). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: ArtMed.

Bloch, Marc Leopold Benjamin. (2001). Apologia da História ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Brasil. Senado Federal. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília.

Brasil. (2008). Resolução nº 35.

ABED. Censo EAD.BR. Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil. Disponível em:<http://www.abed.org.br/censoead2013/CENSO_EAD_2013_PORTUGUES.pdf.>Acessado em 20 de fevereiro de 2015.

CEDERJ. Disponível em: <http://cederj.edu.br/fundacao/cederj-entre-as-melhores-do-brasil-ead-universidades-publicas-a-distancia/>. Acessado em 20 de fevereiro de 2015.

Damasceno, José Alves. (2009). O uso das TIC’s nas aulas de história e estratégias para inclusão digital dos professores. SEED/PR Curitiba . Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1414-8.pdf >Acesso em: 12/09/2014

Demo, Pedro. Maio/ago. 2008. (2008). Habilidades do Século XXI. In: Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 34, n.2.

Ferreira, Carlos Augusto Lima. (1999). Ensino de História e a Incorporação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: uma reflexão. Revista da História Regional. v.4, n.2. Disponível em: <http://www.uepg.br/rhr/v4n2/carlos.htm>. Acessado em:13/07/2014.

França, Cyntia Simioni; Simon, Cristiano Biazzo. (2008). Como conciliar ensino de história e novas tecnologias? Anais da UEL, Londrina. Disponível em <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/CyntiaSFranca.pdf>. Acessado em: 22/08/2014

Fonseca, Selva Guimarães. (2010). Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. - Campinas- SP: Papirus.

García, A. L. (1995). Educación a distancia hoy. Madrid: UNED (Colección Educación Permanente).

Maia, Marta de Campos; Meirelles, Fernando de Souza. (2009). Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada à Educação. TIC aplicada à Educação. Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City - Set 04-05rd 2009.

Moran, Jose Manuel. (2002). O que é educação à distância. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/moran/textos.htm>. Acesso em 12 mar. 2015.

Maroto. M.L.M. Jul/set 1995. (1995). Educação à distância: aspectos conceituais. CEAD. ano 2, nº 08. SENAI/DR. Rio de Janeiro.

Moore, M. G.; Kearsley, G. (1996). Distance Education: A systems view. Boston: Wadsworth Publishing Company.

Moreira, Mercia; Arnold, Stela Beatris Torres; Assumpçâo, Solange Bonomo. (2006). A EaD no processo de democratização do ensino superior no Brasil. In: Desafios da educação e distância na formação de professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância/Ministério da Educação.

Moura, Mary Jones Ferreira de. (2009). O ensino de História e as novas tecnologias: da reflexão à ação pedagógica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História – História e Ética. Fortaleza: ANPUH, 2009. Disponível em: <http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.0923.pdf >. Acessado em: 21/07/2015.

Muniz, Maria Isabella de Porto Alegre; Caldas, Luiz Carlos Agner; Coelho, Luiz Antônio Luzio. Usabilidade pedagógica e design de interação na educação à distância: breve revisão conceitual. B. Téc. Senac, Rio de Janeiro, v. 42, n. 3, p. 6-27, set./dez. 2016.

Nascimento. (2008). Uma experiência de integração do ambiente de aprendizagem Moodle com software de gestão acadêmico - Q-Acadêmico. In: 14º Congresso Internacional de Educação a Distância. Santos – SP.

Padilha, Emanuele Coimbra; Selvero, Caroline Mitidieri. (2012). A importância da motivação no ensino a distância (EaD). Inletras, UNIFRA, Santa Maria/RS.

PRETI, Oreste (Org.). (2005). Educação à distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Liber Livro.

Riccio, Nicia C. R. (2010). Ambientes virtuais de aprendizagem na UFBA: A autonomia como possibilidade. Tese (Doutorado em Educação). UFBA. Salvador.

Sancho, Juana M. (1998). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed.

Sosa, Derocina. Agosto de 2013 . (2013). Tavares, Luana Ciciliano. Ensino de história e novas tecnologias. PPGH-UNISINOS. Revista Latino-Americana de História. Vol. 2, nº. 6 –– Edição Especial.

Souza, R. J.; Pires, J. R. F. 2º semestre de 2010. (2010). Os desafios do ensino de História no Brasil. Revista Professores em Formação ISEC/ISED Nº 1

Souza Neto, Francisco S.; M. Netto, José Francisco; Lima, Dhanielly P.R. de. Analise das interções sociais entre os participantes de um curso EaD: uma revisão sistemática da literatura.SBSC. 2016.

Weiss, P. B., Indrusiak, S. L. (2003). A inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho. Disponível em: <http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev03-03.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2015.

Downloads

Publicado

11/06/2018

Como Citar

Fabricio, L. B., Santos, S. L. dos, Santo, J. A. do E., & Moreira, L. R. (2018). O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online. HOLOS, 2, 307–317. https://doi.org/10.15628/holos.2018.3255

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.