O IMPRESSO, A TELA, O AUDIOLIVRO
UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DE DIFERENTES SUPORTES PARA A LEITURA LITERÁRIA DE ROMANCES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.15540Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Leitura literária, Sujeito leitor, Leitura de romances, Objetos semióticos secundários.Resumo
Neste estudo de caso, interrogo as possibilidades de efetivação da leitura literária de romances por leitores escolares com acesso restrito a obras literárias em formato de livro impresso; com acesso significativo a textos eletrônicos em PDF e, ainda, com o recurso a objetos semióticos secundários, em cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Brasil. Este estudo integra os resultados preliminares da minha pesquisa de doutorado, de natureza qualitativa, com fins descritivos e compreensivos, realizada na Universidade de Montpellier, na França. Através da análise realizada, tento mostrar que a escassez de livros impressos, aliada a outros elementos como a pressão escolar, tornam a leitura de romances um verdadeiro desafio no contexto pesquisado.
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