EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS: ESTUDOS COMPARADOS NA ÍBERO-AMÉRICA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pobreza, Desigualdade, Iberoamérica

Resumo

A pobreza se constitui um dos mais graves fenômenos da sociedade contemporânea, responsável pelas diversas maneiras de segregação social, acentuada historicamente, pelos modos de produção do sistema capitalista. Artigo versa sobre educação, pobreza e desigualdade social na Íbero-América. Objetiva tecer considerações, amadurecidas ao longo de mais de 20 anos de estudos e pesquisas sobre a relação existente entre educação, pobreza e desigualdade social, tomando o Brasil, particularmente, a região Nordeste, como referência, e assinalando a educação como ação histórica, política e social, transformadora. Metodologicamente estruturamos a nossa escrita em dois momentos distintos. O primeiro aborda os aspectos teóricos da pobreza (SILVA & VIVEIROS,2017, VIVEIROS, 2020, Sposati, 1988, SILVA, 2017) e sua aplicabilidade ao campo científico da educação e das desigualdades sociais. O segundo analisaremos, a partir de dados de órgãos oficiais como IBGE e CEPAL, as implicações do aumento da pobreza no Brasil e a importância de programas sociais e educacionais para a diminuição das desigualdades atualmente em abordagem comparativa aos países da Ibero-Ámerica. Concluimos, mediante reflexões oriundas do Contexto Pandêmico, a importância de criação de políticas públicas para a educação inclusiva e comprometida com a erradicação da pobreza e das desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Kilza Fernanda Moreira de Viveiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestrado em Pedagogia Profissional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (1999). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História e Política da Educação Infantil, Gestão Escolar, Fundamentos da Educação e Pedagogia Social. Atua na docência do curso de Pedagogia e desenvolve pesquisa na área de fundamentos da educação, História da educação e práticas sócio-culturais. Áreas de Avaliação: História da educação, História e política da educação infantil, História das relações de gênero, Pedagogia social. Educação, pobreza e desigualdade social.

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Publicado

01/04/2023

Como Citar

Viveiros, K. F. M. de. (2023). EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS: ESTUDOS COMPARADOS NA ÍBERO-AMÉRICA. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15128

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

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