CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.13199Palavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica, neoliberalismo, educação escolarResumo
O estudo discute contrapontos entre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e a concepção de mundo neoliberal, a partir das suas implicações nos conteúdos escolares. O procedimento metodológico utilizado é o de revisão de literatura em livros e artigos publicados em periódicos eletrônicos. Como resultados, constatou-se que a intensificação do neoliberalismo tem conferido à educação uma lógica ininterrupta de concorrência como regra fulcral das relações sociais. Em vista disso, é patente seu atravessamento na organização e seleção dos conteúdos escolares, resultando em um movimento de enxugamento das matérias e/ou conteúdos disciplinares considerados não úteis à sua lógica. Em contraponto, a PHC reafirma seu posicionamento mais abrangente na seleção dos conteúdos considerados “clássicos” para a formação escolar, no sentido de que estes possam fomentar a compreensão e o desenvolvimento de um ser social, entrecruzando produção e reprodução social e cultural como ferramenta de construção da humanização alcançada até o presente. Assim, infere-se a relevância e o potencial crítico que a PHC carrega para subsidiar os processos pedagógicos e as práticas escolares como contributo à formação de uma nova sociabilidade.
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